06 outubro 2014

{Resenha} A Guerra dos FAE - As Crianças Trocadas (Elle Casey)




Olá leitores e blogueiros,

Faz um tempinho que estou devendo essa resenha e desde já peço desculpas para a Geração Editorial. Vamos conferir a resenha?



Livro: A Guerra dos FAE - As Crianças Trocadas
Autor: Elle Casey
Editora: Geração Jovem
Páginas: 288

No Skoob

Sinopse: Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?









Estava muito ansiosa para ler esse livro, tanto pela capa que é linda quanto pela sinopse, que me agradou bastante. Bem, vamos conhecer um pouco da narrativa e dos personagens.

Conhecemos Jayne Sparks, uma menina de 17 anos com uma personalidade diferente de tudo que já conheci no mundo literário. Ela não leva desaforo para casa, não liga pra quem não gosta dela, fala muitos palavrões, valente, rebelde, sarcástica e engraçada, ri muito em alguns momentos com ela. Fora isso frequenta regulamente a direção da escola. Em meio a isso tudo ficou amiga do tímido Tony Green.

"Não aguento mais essa porra de escola. Eu sinto que nem deveria estar aqui. Mas onde eu deveria estar, então? Não tenho a menor ideia. Só sei que estou no meio dessa merda, assistindo as aulas e fazendo provas em piloto automático esperando a vida de verdade começar."

Tony, por outro lado é nerd e dedica-se intensamente as aulas e faz questão de não perder nenhum de seus encontros com grupos nerds. Mesmo vestindo unas roupas esquisitas e usando uns óculos bem grandes, Jayne gostou dele desde o primeiro dia e o escolheu para ser seu amigo. Mas a forma que ela tentou ser sua amiga foi bem diferente de tudo que já vimos. Mas no final deu certo e viraram grandes amigos, amigos para todas as horas, inseparáveis.

"Nunca tinha visto Tony daquele jeito. Meu doce Tony Panetone. O tímido Tony Baloney. Tony Green dos sapatos de Frankenstein, que nesse momento mais parecia uma versão baixinha e magricela do Jason Bourne."

Após acontecer alguns fatos familiares, Tony decide fugir com Jayne. Ela de inicio vê tudo aquilo como uma loucura. Mas depois que Tony explicou que pode sentir e ouvir os pensamentos dela e saber que algo muito grave aconteceu, Jayne vê que a única saída por enquanto será essa. Então, sem dinheiro e sem rumo, eles saem de West Palm e partem rumo a Miami. Ao chegarem a seu destino final, ficam meio perdidos, pra onde devem ir, é onde eles conhecem o Jared um rapaz meio misterioso, onde ira dar um lugar para eles dormirem. Chegando nesse tal lugar, um galpão abandonado eles percebem que existem outros jovens, na mesma situação que eles. É a partir dai que a narrativa começa de fato.

Como todos que moram no galpão não têm dinheiro, a alimentação às vezes é um pouco precária. Até que descobrem que uma misteriosa organização fará uns experimentos, onde alegam que será um estudo para identificar indivíduos com certas qualidades e oferecerá 500 pratas para aqueles que conseguirem chegar até o final.

Jayne, Tony e o grupo de jovens do galpão aceitam participar do tal experimento, o que todos não esperavam, era que seriam dopados e jogados em uma floresta sobrenatural com seres sombrios e que não existem regras. Onde eles terão que vencer a prova e para isso terão que enfrentar perigos, fome, cansaço, sede e tentar sair a salvos dali e com a quantia em dinheiro, onde isso não é tão mais desejado como antes.

"Esses fodidos nos botaram numa floresta com monstros meio humanos que gostam de sugar a vida das pessoas! Sabe o que isso significa? Vampiros! E não estou falando dos vampiros gostosões do Crepúsculo, não."

Conhecemos outros personagens como o Chase, Spike, Becky, Samantha e Finn que fazem parte daquele grupo de jovens do galpão, e entre outros. Adorei conhecer esses personagens, nesse primeiro livro não sabemos de onde eles veem, mas com certeza provaram que são amigos para toda hora, onde nessa floresta união é o diferencial.

Jayne me conquistou desde o começo do livro, não é aquela personagem cheia de mimimi, que às vezes nos enche a paciência, ela é o contrario, quando tem que fazer ela vai e faz, é bem determinada, já o Tony com aquele jeito doce fica com a parte de conhecimentos teóricos, onde formam uma dupla imbatível. A narrativa é bem viciante, vemos os crescimentos dos personagens e das descobertas dos poderes que eles têm.

"Só perguntei por formalidade, pois tinha certeza de que ele iria me acompanhar nesta aventura. Éramos uma dupla, fazíamos tudo juntos. Tony era meu braço direito, meu melhor amigo, meu irmão de outra barriga".

Gostei muito da escrita da autora, ela consegue envolver os leitores em todos os aspectos, o final foi muito arrebatador, os personagens tanto os principais quanto os secundários, foram muito bem construídos. A capa está muito bonita, a diagramação super caprichada, com fonte agradável, ilustrações no começo de cada capítulo e revisão de qualidade, a Geração Editorial está de parabéns. Recomendo a leitura, uma obra imprescindível para quem curte uma boa fantasia e quer ler algo diferente.

Nota:





20 comentários:

  1. Parabéns Solange !!!

    Ficou ótima sua resenha, bem detalhada e empolgante, desse jeito você convence qualquer um a entrar nesse mundo da literatura, mais uma vez meus parabéns e que você continue sempre assim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sol, tudo bom?!

    Adorei a sua resenha, ficou bem empolgante e eu que só tinha escutado elogios mal posso esperar para comprar o meu. Eu sei que é uma série e mesmo fugindo delas, compraria de olhos fechados HAHAHAHAH. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Oi Solange,
    Adorei sua resenha pois foi a primeira que li sobre esse livro que não me atraía.
    Eu gostei das coisas que você falou sobre a força e a forma desbocada e não comedida da protagonista.
    Mas não imaginava que seria um livro sobre vampiros, achei que era exclusivamente sobre fadas. Interessante.
    Adorei os quotes, completaram sua descrição e deu pra ver bem como é a narrativa da autora!
    Beijos
    Chrys Audi
    http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola Sol você andou sumida hein mocinha , adorei a resenha e a sinopse já me ganhou, quero saber como essa galera vai ficar na floresta com os amados vampiros hehe. Estou com esse livro no Kobo em breve vou ler. beijos lindona

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito da sua resenha, como o Bruno comentou acima ficou super bem detalhada e elaborada sem dar spoilers.
    Sobre o livro, gostei muito da capa e dá ideia, só que acabei ligando automaticamente a Jogos Vorazes... Tipo: Pega e joga num lugar esquisito e cheio de coisas mortíferas esquisitas. kkkkkkkk
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Tenho visto comentários variados acerca desse livro pela blogosfera. Eu até tenho certo interesse pelo livro, mas tem várias coisas que me desanimam nessa narrativa, só lendo mesmo pra saber se fica legal ou se vai realmente me incomodar. No mais, gostei da sua resenha, é uma das poucas positivas que vejo sobre o livro.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Gostei muito da sua resenha! Muio bem escrita !!

    Já conhecia o livro por cima, mas não tinha lido resenha, fico feliz que tenha gostado dele e assim que puder leria pra sair da minha zona de conforto :) A capa é linda mesmo!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Solange, tudo bem?

    Eu também adorei esse livro. No inicio ele me lembrou um pouco Jogos Vorazes, mas aos poucos fui vendo que são realidades um pouco diferentes. Gostei muito da leitura. Em época de dia das crianças, esse é um infanto juvenil muito interessante. E eu adorei a Jayne

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. que livro mas estranho haha muito bom!!
    bjão!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Flor! Tudo bom?
    Adoro quando temos ai, uma protagonista forte e como você disse, não leva desaforo para casa. Aposto que ela tem tirado o sono de muitos, tanto no bom sentido, quanto no nem tanto. Gosto quando pessoas totalmente diferente tornam-se amigas, vemos ai muita realidade em amizades assim, e sei que essa parceria vai gerar momentos inusitados. Uau! que reviravolta temos na história, mas isso me deixou super animada, mesmo sendo um pouco trágico o que acontece com eles. Fico imaginando os cenários e o que eles precisam enfrentar em grupo, para poderem sair todos vivos desse lugar sombrio.
    Adorei sua resenha, está ótima e irei colocar o livro na minha lista, nem tem como não colocar, não é? Parabéns pelo blog e pela dedicação, virei seguidora para estar sempre por dentro das novidades!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  11. Por tudo que eu já li sobre esse livro, incluindo sua resenha, tenho certeza de que é uma boa opção pros amantes do gênero. Como não sou chegada a fantasia, optei por não ler e enviar o livro pra uma colunista, que também amou.
    Muito bom quando um livro prende nossa atenção e não deixa a peteca cair no final, trazendo tensão e surpresas.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. O final foi mesmo arrebatador, espero que você consiga ler logo a continuação. Também curti a construção das personagens e a Jayne é mesmo bem diferente, confesso que o excesso de palavrões que ela pronuncia me incomodou, mas fora isso gostei bastante dela. A diagramação é mesmo caprichada, achei muito lindas essas páginas iniciais ilustradas dos capítulos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, Solange
    Não sou muito fã de fantasia, porém sempre mudo de perspectiva quando se trata desse livro. Gosto desse mundo fantástico apresentado pela autora. A capa é linda e os personagens parecem ser encantadores!
    Adorei sua resenha e me deixou bem mais empolgado :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já li várias resenhas sobre os livros dessa série (trilogia?), e confesso que sempre confundo as capas e nunca sei qual livro é o primeiro, ou segundo... haha
    De todo modo, os livros já estão na minha listinha há algum tempo, pois fiquei bastante curiosa em relação a esse universo sobrenatural criado pela autora e todas as criaturas que fazem parte dele.

    parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Solange sou uma amante de fantasia, por isso mesmo esse livro está super na minha lista.
    No inicio fiquei em dúvida se lia ou não, algumas resenhas me deixaram confusa.. mas sempre que vejo uma resenha boa como a sua lembro o porque quero lê-lo.
    É bom saber que o livro também está lindo por dentro <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Não li sua resenha na íntegra pois pretendo ler o livro em breve rsrs
    Eu tenho o livro 2, estou aguardando o 1 chegar para poder iniciar a leitura. Confesso que estou bastante curiosa e empolgada com os livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Aiai, não estou querendo me aventurar em séries, mas esse livro é mais um que eu quero ler!
    Adoro a capa e toca vez fico mais curiosa para lê-lo. Amei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sempre tive curiosidade de ler essa série.
    Ia até comprar na saraiva uns tempos atrás, mas acabei não comprando por conta de outras coisas que eu queria, mas depois da sua resenha acabei me convencendo. Acho que irei comprar para poder conferir a história, pois eu adoro uma fantasia e tambem me lembrei bastante de Jogos Vorazes pelo que você escreveu, embora eu não tenha nem lido, só assistido o filme hehehe

    Mas eu adorei a sua resenha. tá muito bem elaborada
    parabens linda
    sucesso com o seu cantinho
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não tenho paciência quando a personagem é cheia de mimimi. Tem que ser assim mesmo, cheia de personalidade e atitude!
    Esse tipo de livro sim me chama a atenção, a história em si nos passa confiança, se vende sozinha.
    Adorei!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  20. Lembro de quando esse livro lançado que poucas pessoas gostaram dele, fiquei com essa impressão ruim que você acabou de tirar. Embora eu não goste da temática feérica, leria o livro sim.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.