27 setembro 2014

{Resenha} Poderosa VOL. 01 (Sérgio Klein)



Olá leitores e blogueiros,

Já faz algum tempo que não apareço por aqui e peço desculpas ao meu sumiço. Minha vida ficou um pouco desorganizada e me atrasei em algumas tarefas. Desde já peço desculpas também a Editora Fundamento, pelo atraso desta resenha. Vamos conferir?


Livro: Poderosa 1
Autor: Ségio Klein
Editora: Fundamento
Páginas: 192

No Skoob


Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.



Começamos a leitura conhecendo Joana Dalva, uma menina de 13 anos que como todas as jovens dessa idade está passando por algumas turbulências, como por exemplo, os conflitos com seu irmão mais novo Xandi, a doença de sua avó querida que após sofrer um derrame, só vive na cama, uma paixão pelo garoto de sua escola e o desentendimento de seus pais.

Em meio a tantos conflitos, o seu professor de história Apollo, pede que a turma faça um trabalho sobre a Joana D'arc, onde ela fica super animada, pois foi a heroína que inspirou seu nome. Ao fazer esse trabalho em grupo com Leninha (sua melhor amiga) e Danielly (a menina que ela mais detesta na escola), ela tenta mudar o final que Joana teve de fato, colocando um final aceitável. Isso gera algumas consequências, pois o professor acha aquele final um absurdo e um desrespeito e o grupo ganha 0. Sendo que todos foram pegos de surpresa no dia seguinte, nos noticiários dava-se a noticia de que havia se descoberto novos detalhes sobre Joana D’arc, detalhes dos quais eram exatamente iguais ao trabalho que Joana havia feito.




Com isso Joana fica muito confusa, pois isso só ocorreu porque ela escreveu e deu um rumo diferente para a história. E de uma garota comum, que enfrenta todos os problemas do dia a dia, ela descobre que pode mudar o mundo com uma única frase ou palavra. Ao decorrer da narrativa, ela vai tentar “ajustar” as coisas ao seu redor, mas será que isso vai dar certo? Ou vai trazer grandes consequências?

A narrativa que o autor construiu é bem empolgante e viciante, tenho que admitir que as primeiras folhas demorei um pouco para pegar o ritmo e acabei me atrasando na leitura, mas depois de alguns fatos, você não quer mais largar o livro e saber mais e mais do que irá acontecer. A linguagem do livro é muito fácil e flui muito bem. 

O livro também trás mensagens muito boas sobre amor, amizade e entre outras. Também irá falar de poderes e agora pode entender porque o livro se chama Poderosa, rs. A capa achei linda, ela é simples, mas tem o seu charme e o livro por dentro, nem tenho palavras para descrevê-lo, é em forma de diário, as folhas são de uma textura diferente, como aquelas folhas de revista, a Editora Fundamento está de parabéns com essa edição, está linda e perfeita. 

Sérgio Klein está de parabéns com sua escrita e fico muito feliz em saber que se trata de um autor brasileiro. Recomendo a leitura.

Nota:



O que acharam? Até a próxima.


15 comentários:

  1. Oi, Solange, é a primeira vez que leio uma resenha de Poderosa e olha... gostei MUITO! Não sabia que a série era assim, tão criativa. A Fundamento deveria destacar mais a série. Mudar os acontecimentos assim... Muito ousado! Vai para a minha lista de futuras (possíveis) leituras :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Pelo que eu me lembrava eu não tinha conhecimento do livro e não me interessei muito por ele. A diagramação pelas fotos parece ter sido muito bem feita, mas realmente o livro não é pra mim e, diferente de você, não curti muito a capa. Não chamou minha atenção :c

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido algo sobre o livro, mas não o conhecia direito e gostei da premissa da história. E também achei o nome da protagonista bem engraçado, Joana Dalva ninguém merece viu, mas a história parece ser bem legal.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Solange, tudo bem? Já tinha lido uma resenha sobre esse livro. Gosto de histórias em que é possível mudar o futuro ou o passado, mas esse não me interessou muito... talvez pela idade da personagem, não tenho muita vontade de ler livros com pré adolescente como protagonista. Mas gostei de saber que a edição é bem bonita, com páginas diferentes, é sempre bom ver a dedicação das editoras.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu vi quando a editora lançou acho que o sexto volume da série, mas como não leio sinopses de continuações, não tinha a menor ideia de que se tratava de uma história tão criativa e diferente! Adorei isso da garota conseguir modificar acontecimentos históricos com a escrita, deve dar uma baita confusão! Que bom que apesar do início conturbado a leitura acabou fluindo. Estou encantada com o livro por dentro, e fiquei bem interessada em ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Solange, eu li esse livro, mas faz tanto tempo, mas tanto tempo, que eu nem me lembrava mais da história. Li quando era adolescente, porque ganhei o livro sei lá de quem, mas minha vó (minha patrocinadora literária da época) não quis me dar os outros porque era de bruxa. ¬¬ Fala sério, né? rsrsrs
    Eu não li os outros, mas me recordo de que gostei do primeiro, é uma boa leitura pra essa faixa etária.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário de você, eu não gostei da capa. Já a vi dezenas de vezes e ela sempre me fez não dar uma chance à sinopse. Mas, poxa, a premissa é muito boa! Ela até me lembrou um pouco do filme Efeito Borboleta e de toda a teoria do caos em si... Literatura brasileira, mais uma vez, surpreendendo! Vai entrar para a minha lista - e eu vou parar de julgar livros pela capa. xD

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Solange

    Gostei muito de conhecer mais sobre a história deste livro. A trama parece muito interessante principalmente pelas implicações do "poder" de Joana em modificar os fatos da forma que ela queira!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir

  9. Oie,

    Não conhecia o livro fiquei apaixonada pela capa, e vi que a historia é bem diferente das quais estou acostumada a ler, a diagramação está linda, mas acho que não leria agora, gostei bastante do livro, mas ando sem tempo para livros do gênero!

    Mayla

    ResponderExcluir
  10. Ola Sol espero que não suma mais menina, a premissa do livro não me chamou muito atenção menina esse lance de mudar acontecimentos seria dar muito poder a uma pessoa . Quem sabe em outro momento eu aprecie a leitura. beijos lindona

    ResponderExcluir
  11. Solange eu li esse livro emprestado de uma priminha minha na época em que eu só conhecia Harry Potter e Diário da Princesa. Dai ela me apresentou Poderosa e GG <3
    Acompanhei a série até o segundo ou terceiro livro se não me engano. Mas não lembro muito do desenrolar deles. Lembro que gostei muito da história e que a diagramação tinha me encantado. A capa também.. toda texturizada.. linda demais *-*

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, Solange!

    Não conhecia o autor nem o livro, mas fiquei bastante encantado com a premissa. O livro parece ser interessante e bastante fluido. O fato dela mudar os fatos da história apenas com uma frase me deixou curioso. Já estou pensando em comprar meu exemplar! haha

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sonante!
    Eu não conhecia a história e acho que escreveu muito bem sobre, mas a história em si não me interessou muito embora eu simplesmente tenha adorado a capa hihi :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. uma boa galera fala muito bem desse livro beijos
    livro-azul.blogspot.com.br
    Ja estou seguindo beijos

    ResponderExcluir
  15. Quando vejo o livro na livraria sempre fico de olho mas nunca comprei, agora com sua resenha acabo ficando um pouco mais tentada ^^ Adorei

    Aliás, adorei seu blog, já estou seguindo, se quiser conhecer o meu cantinho também sera super bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.