01 julho 2014

{Resenha} Forrest Gump - O Contador de Histórias (Forrest Gump)



Oi Oi gente. Tudo bem por aqui? Espero que sim, depois de muito tempo sem postar nada pra vocês, consegui retornar. E venho com a resenha de um filme que assisti recentemente e me ganhou de todas as formas possíveis, Forrest Gump.





Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Comédia Dramática/Romance
Duração: 2h20min
Distribuidora: Paramount Pictures
Orçamento: US$ 55 milhões
Estreia: 07 de dezembro de 1994

Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.




O filme conta a história do Forrest (como já é perceptível pelo titulo), na verdade o próprio Forrest conta a sua história até determinado ponto do filme (pra entender vocês terão que assistir). Forrest Gump é uma criança que tem o Q.I abaixo da média (75, a média é 80), ou seja, não é uma pessoa inteligente; isto faz dele um personagem inocente, doce e carismático. À medida que ele vai contando a sua história conta também alguns pontos importantes da história dos EUA, e de artistas importantes como Elvis Presley e John Lennon.


Acredito que esse foi um dos filmes que eu achei um dos mais difíceis de ser resenhado, não somente por ter achado o filme incrível, mas também por conseguir expor tudo sem dar spoilers. Mal começamos a assistir ao filme e já nos deparamos com cenas bem marcantes e emocionantes, como aquela velha cena clichê de filme americano em que o personagem principal é sempre excluído de tudo, mas sempre há uma menina que se torna amiga e amor desse personagem, e essa garota é Jenny. A única amiga que o Forrest faz durante todo o colegial e faculdade, eles enfrentam grandes problemas juntos, crescem juntos e ficam juntos até a formatura, onde cada um segue seu rumo, a Jenny resolve percorrer o mundo e o Forrest também, mas cada um ao seu jeito.


Bom essa é mais ou menos a base do filme, já que o que iremos ver é a história da vida do Forrest, e eu garanto é uma vida realmente incrível e emocionante. Apesar de seu defeito de QI baixo, ele não se deixa abater por nada, talvez por ter o QI baixo é que pra ele a vida seja sempre bonita, mas na verdade ele apenas sabe aproveitar tudo da vida sem se preocupar. O interessante do filme é que quando nos damos conta, estamos sendo envolvidos na narrativa de uma história de amor, e não apenas uma história de vida qualquer. O Forrest faz poucos amigos durante o filme, mas todos eles são amigos sinceros e que se importam com ele.


Com cenas que variam de emocionantes a hilárias, Forrest Gump é um filme que conquista pela simplicidade da narrativa. É a vida de uma pessoa comum, ou quase comum, por esse motivo Forest se torna um personagem real, quase palpável, daqueles que a gente guarda na memória e leva como inspiração para toda a vida. A atuação de todos os atores é maravilhosa, mas em especial a atuação do Tom Hanks que consegue ser impecável ao incorporar um personagem leve, bobo e que ao mesmo tempo é marcante.


A trilha sonora do filme é ótima, e digna da década em que a história se passa. Devo dizer, porém e acima de tudo, que um dos maiores trunfos do filme está, sem dúvidas, nos efeitos especiais que temos em todo o filme, desde o sumiço das pernas do tenente a encontros com alguns presidentes mortos dos Estados Unidos.


Esse é um daqueles filmes que se você ainda não assistiu, deveria, não só por ser emocionante mais por tudo que o Forrest representa, em minha opinião ele não é um super-herói da América (como eu vi em uma resenha enquanto estava pesquisando para poder produzir a minha), mais sim uma pessoa real com sentimentos e que sem querer conseguiu ter uma vida magnífica. É sim um filme cheio de patriotismo, mas isso não impede o filme de ser bom. É um filme que eu recomendaria e recomendo de olhos fechados e espero que enquanto você assista encontre a paixão que eu encontrei.




16 comentários:

  1. Bom Dia !!!

    Dois filmes que me fizeram ser fã de Tom Hanks foram Philadelphia e Forrest Gump.
    Eles fazem refletimos sobre coisas no nosso dia dia , uma verdadeira lição de vida
    Gostei muito das postagens e resenhas , deu até vontade de assistir novamente o filme.

    ResponderExcluir
  2. Já vi a sinopse desse filme diversas vezes mas ainda não tive tempo de assistir! Pela resenha vale muito a pena. É sempre mais difícil falar de algo que gostamos né?
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  3. Eu me amarro no Tom Hanks há bastante tempo, e nesse filme a atuação dele é ótima. Conseguimos fazer muitas reflexões a partir da história, e certamente ela virou referência pra muita gente. Bateu saudade, quero ver de novo.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Oi Sol. Oi Luna.
    Nossa, esse filme é antigo mas é bom né.
    Já assisti inúmeras vezes, umas das melhores atuações de Tom Hanks na minha opinião.
    Ótima dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Há alguns dias revi este filme na Tv. Muito gostos de assistir ^^
    Beijo, Aris.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um filme que quem ainda não assistiu deve assistir. Eu vi há muito tempo atrás, lembro de cenas muito específicas e pretendo re-assistir assim que eu tiver um tempinho pra coisas já vistas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas depois dessa resenha fiquei interessada, nele já que gosto muito de historia, é uma das minhas matérias favoritas, e conhecer um pouco da historia dos Estados Unidos, na visão de uma pessoa normal, na sociedade deve ser muito bom, porque nem sempre temos a mesma opinião de um fato, o que para um pode ser de um jeito pra outros totalmente diferente, tenho certeza que vou assistir a esse filme.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O filme parece ser bem antigo.
    Mas a história é muito interessante.
    Adorei a sua resenha.
    Vou procurar esse livro pra ler.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Luna, nossa faz tantos anos que assisti a este filme que ate havia me esquecido de toda a historia deste trama.
    Lendo sua resenha me senti na obrigação de assisti-lo novamente para rever o que você citou. O filme é realmente incrível por trazer uma historia maravilhosa. E para quem ainda não assistiu deveria com toda certeza ver-lo e apreciar esta incrível historia.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  10. Oi Sol,

    Eu amo este filme, pois mostra que uma pessoa com um déficit de QI interage muito bem desde que seja respeitado o seu tempo. O Tom Hanks esteve sempre espetacular neste filme. A sua resenha fez acender a vontade de assistir novamente, até por que quando assisti a primeira vez amei de tal forma que comprei o DVD.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Luna,

    quando assisti esse filme eu era uma garotinha, rsrsrsrsrs (isso vai revelar minha idade), mas realmente é um filme emocionante e que faz a gente torcer pelo Forrest.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Também amei esse filme, Luna, a vida do Forest é realmente incrível e emocionante! Assisti há tanto tempo que não me lembro de todos os detalhes, e agora fiquei com vontade de rever! rs... A narrativa é mesmo simples, mas cativante. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Esse filme <3
    Meu namorado sempre me faz assistir filmes antigos e esse foi um dos filmes que ele trouxe. Eu relutei meses para assistir e me arrependi amargamente.
    Esse filme é lindo - alguém não se apaixona por ele? - e trás muitas reflexões para quem assiste.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Luna, tudo bem?
    Eu sou mega fã do Tom, todo filme que ele faz eu paro tudo para ver. Engraçado, apesar de achar a história incrível e a atuação dele sensacional, não achei que foi o melhor que ele já fez, como algumas pessoas disseram.
    Gostei da sua crítica resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Luna, tudo bem?

    Acredita que eu pensava que o filme era mais novo. Mas não. Eu tinha 3 anos quando foi lançado :o

    ResponderExcluir
  16. Oi Luna!!

    Eu adorei sua resenha do filme! Mas não é um filme que pelo estilo eu goste de assistir! Esse eu passo, mais ótimo texto!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.