04 janeiro 2014

{Resenha} O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e O Hobbit: A Desolação de Smaug.




Oi gente, tudo bem? Hoje a resenha é dos dois filmes já lançados do Hobbit! Vamos conferir?



 O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Lançamento: 14 de dezembro de 2012 
Tempo: 2h45min
Dirigido por: Peter Jackson
Gênero: Fantasia , Aventura
Nacionalidade: EUA, Nova Zelândia

Sinopse: Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.


O Hobbit: A Desolação de Smaug

Lançamento: 13 de dezembro de 2013 
Tempo: 2h41min 
Dirigido por: Peter Jackson
Gênero: Fantasia , Aventura
Nacionalidade: EUA, Nova Zelândia

Sinopse: Após iniciar sua jornada ao lado de um grupo de anões e de Gandalf (Ian McKellen), Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros de missão a retomar a Pedra de Arken, que fará com que Thorin (Richard Armitage) obtenha o respeito de todos os anões e o apoio na luta para retomar seu reino. O problema é que o artefato está perdida em meio a um tesouro protegido pelo temido dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). Ao mesmo tempo, Gandalf investiga uma nova força sombria que surge na Terra Média.






 
Hoje não vou falar muito do enredo em si (sem spoilers), mas sim da impressão que os filmes causaram em mim.
Pra quem não sabe, O Hobbit é um livro de 296 páginas (escrito por J. R. R. Tolkien, e é prelúdio da série Senhor dos Anéis) que foi dividido por um diretor ganancioso em três longas metragens.







Acho que concordam comigo ao pensar que fazer três longas de mais de duas horas e meia (por que essas séries têm de fazer filmes enormes, só Deus sabe) com menos de 100 paginas para cada um é uma tarefa difícil. Resultado: filmes visivelmente "alongados".




O Hobbit: Uma Jornada Inesperada começa em um ritmo bastante lento. Confesso que fiquei até com sono, mesmo gostando do livro. Mas na metade do filme, a ação começa e ela continua até o final de O Hobbit: A Desolação de Smaug. E é ai que tá o problema. O livro O Hobbit não é um livro exatamente violento, é um livro com um ar infantil e alegre. Ele tem alguns conflitos, mas nada muito detalhado. Por causa disso e pelo tempo que Peter Jackson tinha de sobra pros filmes, eles não ficaram uma cópia muito idêntica do que Tolkien escreveu.




Sabe o final de Harry Potter 7 parte 2 com aquela batalha fenomenal com os Comensais da Morte VS. Hogwarts e tal? Amanhecer parte 2 com a guerra dos vampiros “do bem” contra os Volturi? Bem, ambas foram invenções dos respectivos diretores, mas necessárias às películas. Convenhamos, O Hobbit não iria vender tanto só com as longas caminhadas dos treze anões, Gandalf e do hobbit e alguns perigos facilmente contornados sem conflito bélico. Ok, eu perdoo isso, mas houve um exagero nas coisas desnecessárias que foram adicionadas para só aumentar a duração. Legolas, Galadriel, Radagast, Saruman, Tauriel, Frodo. Essas personagens nem aparecem no livro, no máximo são citadas. Além de todo aquele enredo com Bard, que tem um papel bem secundário na obra literária e o romance entre Kili e Tauriel, que na verdade nunca chegam a se conhecer. Contudo, todas as mudanças que foram feitas eram imprescindíveis para que o filme não acabasse numa completa enrolação.





Agora o bom dos filmes é que, se o enredo não é muito fiel, o cuidado com os detalhes é impressionante. A maioria das falas é a mesma do livro e as imagens batem exatamente com as descrições de Tolkien. Os efeitos especiais, maquiagens, o que mais? Ah, o Gollum! Ele que já ganhou premio de melhor performance virtual está de volta. E não se esqueçam do dragão Smaug, que ficou real até demais pro meu gosto. Juro, até os que não são fãs ficam de boca aberta. Tirando a minha mania de querer o filme exatamente como o livro, tanto O Hobbit 1 quanto O Hobbit 2 ganharam 5 estrelas de mim.




O Hobbit 1 foi indicado aos prêmios de Melhores Efeitos Visual, de Melhor Maquiagem e de Melhor Direção de Arte no Oscar e Melhor Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem e também Melhor Som na BAFTA, entre outros. Infelizmente não ganhou nenhum desses. Todavia, muitos apostam em O Hobbit 2 que é mais emocionante e não tão leve, prende mais os espectadores ao filme, além de ser o 1º lugar por duas semanas nas bilheterias estadunidenses, arrecadando 127 milhões e 500 mil dólares até agora.        

Ano que vem será lançado o terceiro e último filme, O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, que é o nome que Bilbo Bolseiro, depois de voltar da grande aventura, pensa em dar ao seu diário de memórias. Estou super ansiosa e vocês?

Nota:



15 comentários:

  1. Oi Flor!
    Eu não li o livro! E assisti os dois filmes! Eu não gostei do primeiro, mas amei loucamente o segundo! E não foi só por causa do Legolas! hahahhaha
    Amei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Resenha novinha!
      Resenha:Princesa Mecânica - As Peças Infernais - Livro 3 - Cassandra Clare
      http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/resenhaprincesa-mecanica-as-pecas.html

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Ameiiii a resenha. Um licro que nunca li e tenho total vontade de ler :) adorei parabéns!!

    beijo,
    @maahmusic

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Gostei do seu post, gosto mais de ler o livro do que dos filmes, mas às vezes assisto os filmes apenas para fazer comparações ou quando não concordo com o final de um livro, torço para que tenha o filme com um final próximo do que eu desejava. Claro, existem livros que são tão apaixonantes que leio várias vezes e vejo o filme também e quando filme e livro me surpreendem, aí sim viram meus queridinhos.

    Beijos e cheiros
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Acredita que só assisti ao primeiro, mas não estou tão empolgada com esse segundo hehe
    Mas mesmo assim pretendo assisti.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Os filmes são bem pouco fiéis aos livro mesmo. Mas, pela primeira vez, eu não reclamei a respeito disso. Só o fato de terem colocado o Legolas na história e de eu poder ter um pouco mais do Orlando me fez perdoar tudo!! hahaha... Amo muito O Hobbit, e já aceitei que o livro e os filmes contam histórias diferentes, mas ambas maravilhosas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Nunca li os livros, motivo sempre estão muito caros na minha cidade, os filmes também não por causa que não tem cinema, gostei da resenhas dos filmes, fiquei curiosa em relação aos dois, mas sei lá filme muito grande, me deixa com sono e aumentam a minha preguiça, mas os efeitos, pelas imagens que você colocou, é de deixar qualquer um querendo assistir esses filmes.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo vidrado em Senhor dos Anéis e eu aqui, boiando e perdida como sempre.
    Lembro que uma vez tentei assistir - ainda na época do VHS - e dormi nos 15 primeiros minutos. Hahaha. Peguei trauma e nunca mais me envolvi com nada que fosse ligado ao bendito anel.

    Beijo,
    Pamela.

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li os livros, não tive essa oportunidade. Mas confesso que tenho um pé atrás com o autor, devido as adaptações dos filmes de O senhor dos anéis. Acho o livro extremamente lento e maçante. Apesar de não ter assistido nenhum dos filmes de O Hobbit, muitos leitores acham muito bom o livro/filme. E pelas suas colocações, parece que é verdade. Fico feliz que você tenha gostado do detalhes de imagem comparando ao livro. Quem sabe um dia eu posso fazer essas comparações? Talvez num futuro próximo.

    Adorei seu post, as imagens, sua escrita! Beijos e sucesso

    Emmanuel

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tudo bom?
    Seu post está lindo, muito bem elaborado, mas serei totalmente franca. Hobbit não me atraiu, não gosto desse tipo de leitura, imagina o filme?!
    Espero um dia mudar de opinião!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Solange,
    tudo bem?
    A resenha ficou ótima, Julia está de parabéns!!! Adorei a postagem, as fotos, super completa.
    Olha, eu adorei os filmes do Senhor dos Anéis, são um dos meus filmes preferidos. mas nunca li os livros, não tenho noção da escrita do autor e nem se foram fiéis ou não.
    Hobbit eu nunca li e até hoje não consegui ver o filme, Não achei chato não, é que sempre acontece algo e paro de ver sempre na mesma cena, e até engraçado.
    pelo o que descreveu, acho que gosto mais do Senhor dos Anéis, mesmo assim, vou ver os filmes esse ano. Vou tentar!!!
    Beijinhos.
    cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Bom, não li os livros e nem vi os filmes... quer dizer, eu me lembro de começar a assistir o 1º Senhor dos Anéis mas eu acho que achei chato
    SIUDHASUIDHUASIDHISAD Coisas de adolescente... mas vou assistir de novo!

    Beijos... http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não vi o segundo...
    Mas como li o livro tenho que discordar quando diz que não tem muita ação...
    Para mim teve bastante quando saiam de uma aventura automaticamente caiam em outra e assim sucessivamente...
    E acho o Bard um personagem muito importante...
    Afinal ele que ajuda a completar a missão dos anões mesmo sem ter essa intenção...
    E a partir dai ele aprece no livro com frequencia...
    Quando reivindica uma parte do tesouro e até mesmo na guerra...
    Mas assim que eu ver o segundo filme poderei falar com mais clareza...

    http://ceciliabraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Solange, tudo bem?

    Preciso confessar: não sou fã dos filmes do Senhor do Anéis e por isso nem me aventura a ver nenhum de O Hobbit, massssssssssssssss, estou louca para ler os livros!

    Obrigada pela visita no meu blog, estou te seguindo com o perfil do clubedas6 :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei das resenhas

    Filmes ótimos, apenas dizendo que fã nunca vai achar o filme de seu livro arrastado... Mas existem algumas coisas no segunda que fazem um: "HAM?" na nossa cabeça, como o romance da elfa e do anão que você citou o que não muda o fato do filme ser ótimo

    Parabéns

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.