17 outubro 2013

{Resenha} Cisne - Uma Geração. Todas as Decisões (Eleonor Hertzog)


Olá leitores e blogueiros,
Em parceria com a autora Eleonor li e resenhei o seu primeiro livro, vamos conferir a minha resenha?




Livro: Cisne
Autora: Eleonor Hertzog
Páginas: 832
Editora: Dracaena

No Skoob

Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!


A narrativa se inicia apresentando os Melbourne um casal de biólogos marinhos que criam seus oito filhos no Cisne, que são Ted e Teo, os gêmeos mais velhos, Tim e Tom, mais uma dupla de gêmeos, Peggy, a filha adotiva, Pam, Lis e Bobby o filho mais novo. Herry e Doris fazem do Cisne sua casa e ao mesmo tempo seu laboratório, onde a limpeza, manutenção e outras coisas a mais são feita pela sua tripulação, ou seja, seus oito filhos.


"E, finalmente, havia os que realmente sabiam.
O nome do mundo? Não podia ser mais comum.
Chamava chão, solo, pedra, areia.
Chamava Terra."
Pág. 07


Conhecemos então Champ-Bleux a melhor escola avançada de todo planeta Terra, sim, pois existe outra "Terra" assim podemos dizer chamada de Tarilian. É muito difícil de passar nos exames e entrar em Champ-Bleux, devemos ressaltar que a escola só forma cientistas. Os filhos do Melbourne fazem os testes para entrarem nesta famosa escola, e vimos às aflições dos personagens para saberem os resultados. Para a surpresa de todos os sete filhos passam no exame, Bobby como é novinho não fez o teste.

Conhecemos também uma cidade chamada Porto Alto, onde sempre que podem a família Melbourne visita e fazem a festa. Todos dessa cidade principalmente as crianças adoram os filhos de Herry e Doris, pois são muitos espirituosos, divertidos, não tem tempo ruim para eles. Fazem teatro para as crianças e ajudam um pouco os moradores com aula de mergulho, entre outras coisas. O mais elétrico, chato e brincalhão de todos os irmãos é o Tim.

Tenho que ressaltar que a filha adotiva deles a Peggy onde perdeu os pais ainda pequena, que também eram cientistas, pode nos enganar em alguns momentos, mas ronda um mistério em volta dela. Ao decorrer da trama, vamos conhecendo personagens novos, lugares novos, mistérios, magias, culturas.


"Já é de conhecimento de todas que acompanhavam as últimas notícias que o Cisne recebeu , pouco antes do início dessa entrevista, ordens de alterar seu curso- o que prova que o Intercâmbio considera a rota perigosa, apesar da opinião contrária dos doutores Melbourne."
Pág. 414


Ao começar a leitura, tive grandes dificuldades com a escrita da Eleonor, a forma como ela escreve é diferente de tudo que li, pois, não há espaço de diálogos e narrativas, assim tornando a leitura um pouco lenta, pois em alguns momentos me perdia e tinha que voltar. Soube que na edição nova da autora ela corrigiu isso. O que achei interessante também, e que ainda não tinha visto (pode ser que eu esteja desatualizada, mas essa é a minha opinião sobre o livro) é que pouco se tinha narrativas, ou seja, só havia diálogos, e em certos momentos isso me incomodou um pouco. O excesso de personagens novamente me atrapalhou na leitura, os apelidos eram parecidos, os tipos físicos também, não havendo uma diferença de um e outro, o único que a todo o momento de quem sabia que a autora falara é o Tim, pois tem um grande destaque na trama pela sua dinâmica e o seu gênio.

Fiquei preocupada com a leitura por ser um livro grande de 832 páginas e ainda não ter me conectado e engatado a leitura, e ainda estava em semana de provas e entregas de trabalhos na faculdade, onde muitas das vezes o deixei de lado para focar um pouco nos estudos, não o dedicando plenamente. Após estas idas e vindas, consegui me conectar no mundo proposto pela Eleonor.

Devo destacar que mesmo tendo tais dificuldades, a autora conseguiu criar um mundo único, uma Terra mais avançada em tecnologia e em outras coisas, que foi bem legal ler e saber mais. Refletindo sobre o livro, a leitura, e sobre a autora, minha conclusão é que Cisne é uma obra de ficção inovadora e deve ter seu devido crédito.

Agradeço a Eleonor pela gentileza de me disponibilizar este livro para a leitura e me dar esta oportunidade de conhecer a sua escrita. Se recomendo a leitura? Se gostei do livro? A minha resposta é um grande SIM, pois a vida fica monótona quando não temos desafios a ser cumpridos.

> Para saberem mais sobre a autora e sua obra acessem aqui.

Nota:

6 comentários:

  1. livro muito interessante, alem de ter muitas paginas 800
    gostei muito , leia guerra dos tronos e muito bom gostei muito se quser tem resenha no meu blog se quiser ver
    beijos
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu ponto de vista... Eu tenho certa dificuldade com excesso de personagens, e com nomes, então ter nomes parecidos e fisico parecido me fez pensar que ia entrar me pânico! Haha! Mas no final, achei que as personalidades deles foram bem construidas, q até eu consigo lembrar bem até de alguns secundarios! =D Outra coisa que nao reparei foi nessa do travessão... Ok, provavelmente estava num mundo paralelo, mas so percebi qd a Eleonor falou q estava corrigindo hahahaa!

    Gostei da resenha, muito sincera! Esperando sua opinião sobre Linhagens, para ver o que eu deixei passar despercebido =P

    ResponderExcluir
  3. Noossa, adorei sua resenha! Juro por Deus, q eu só percebi essa dos travessões quando eleonor falou q estava corrigindo... Nao sei em que planeta estava, mas realmente nao reparei! E sobre os personagens, concordo contigo... Sao muitos, e com muitos nomes parecidos, e estereótipos parecidos... Eu que sou péssima nos dois, achei que ia me embananar toda! Ainda bem que acabei pegando os trejeitos de cada um, já consigo lembrar até de secundarios hahaha

    Estou curiosa agora pela sua resenha de Linhagens, gostei muito dessa e quero ver o que deixei passar do segundo livro! =D
    http://way-2happiness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Gente quanto filho! E gêmeos *-------*
    Curti o que li na resenha, adorei a profissão dos protagonistas, e bem compraria ele pela capa.
    A quantidade de páginas pode até assustar, mas se for uma leitura ótima como muitos dizem, com certeza as páginas passam que o leitor nem sente.

    Parabéns pela resenha e sucesso para a autora.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi Solange!

    Entendo o que diz, pois quando há muitos personagens e características parecidade fica fácil mesmo a gente se perder. Gostei muito da proposta do livro e parece diferente de tudo que já li. O número de páginas assusta um pouco. Depois da sua resenha acho que vale a pena.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lembro de você falando desse livro ainda no vídeo. Eu confesso que o tamanho dele me assusta pra caramba! E tem que ser realmente um livro muito bom para me prender com tantas páginas. Não tenho vontade de ler esse livro, mas fico feliz em saber que você conseguiu acabar, amiga!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.