11 setembro 2013

{Resenha} Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones)



Olá leitores e blogueiros,

Hoje vos trago a resenha do filme "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos", não gostei da adaptação, mas já superei. Contém spoilers!




Gênero: Aventura / Ação 
Duração: 130 min. 
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment, Screen Gems, Entertainment One 
Orçamento: US$ 60 milhões

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary Fray (Lily Collins) decide ir a uma boate em Nova York se divertir, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.



No dia 21 de Agosto aconteceu a estreia de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, adaptação do livro da Cassandra Clare. Só fui assistir no dia 26, me senti um pouco deslocada no cinema, por que parecia que só eu tinha lido o livro e somente eu estava frustrada com as cenas do filme. Até agora, tirando o meu noivo que também leu o livro e me acompanhou no cinema, só achei uma pessoa no grupo de fãs onde teve as mesmas sensações que eu tive. Foi muito frustrante, uma tortura eu diria, enfim, andei lendo muitas resenhas do filme, de pessoas que disseram ter lido o livro, e só li elogios. Como assim? Será que só eu me decepcionei? Ou as pessoas se acomodaram e aceitaram? Não estou exagerando, pois sei que o filme nunca segue o livro, já assisti muitas adaptações e compreendo, fui preparada, sabendo das tais mudanças, mas foi um assassinato ao livro, um massacre. Se você não leu o livro, o filme fica perfeito, muito bom, cenas ótimas. Mas não funcionou pra mim que li o livro.

Enfim, vou resumir algumas cenas importantes do livro e como foram adaptadas para o filme e vou falar um pouco de como se saiu cada personagem.

Apego-me a muitos detalhes, e esses que constam no livro não foi passado ao filme. Mas ok, toda adaptação é assim. E às vezes é necessário ser direto, onde as pessoas que não leram o livro possam entender, e quem já leu já sabe como é, então, o que custa assistir resumido?

A cena na boate Pandemônio foi boa, visto que não posso me pegar aos detalhes, seguiu a risca a do  livro, ficou uma cena curta e direta, tirando aqueles rodeios que a autora faz. Para quem não conhece exatamente o que está acontecendo, funcionou muito bem.

Fiquei esperando muitas cenas acontecerem no filme, uma delas foi a festa de Magnus Bane. Aonde Clary, Jace, Izzie, Alec e Simon vão nesta festa para falar com Magnus, onde eles querem respostas para questões não resolvidas. O esperado dessa cena é Simon se transformando em rato e sendo levado pelos vampiros. Decepcionei-me total nessa cena. Simon não se transformou em rato, simplesmente foi meio que dopado e raptado pelos vampiros. A cena a seguir é Jace e Clary, na igreja pegando as armas para enfrentar os vampiros em sua toca/hotel. No livro, Izzie e Alec não aparecem, mas no filme eles estão lá firmes e fortes. Tirando esses dois, a cena ficou perfeita, até as falam foram parecidas com as do livro, e seguiu a risca as descrições de tudo naquela cena.


Quando eles estão no hotel, para resgatar Simon, acontece uma luta de tirar o fôlego. Esperava ver o Raphael, segundo líder dos vampiros, mas o coitado nem ao menos foi citado, a cena foi muito boa, teve ação e tudo mais. No livro vimos os lobisomens ajudando Jace e Clary, já no filme acontece igual, só com o detalhe de Izzie e Alec estarem lá. A cena foi muito rápida, nem vi direito os lobisomens que eu tanto estava esperando, para ver como seria a sua adaptação. Na cena do livro Clary fere Alaric, no filme foi o Luke.


Como ainda não li o segundo livro, fiquei super brava em saber o que vem na cena a seguir. Pois imaginei muitas coisas a respeito de Simon, como ele iria entrar no mundo de Clary. E no filme eles soltam um spoiler, onde Simon já sente as transformações, pois ele vai ser um vampiro. Era o óbvio, mas que eu ainda não tinha percebido.

As cenas com Madame Dorotheia foi um pouco fiel ao livro. A cena que mais esperei da bruxa, é onde mais uma vez tem uma luta de deixar nervos a flor da pele, me desesperei, fiquei tensa, foi um sufoco. No filme deu pro gasto, mas eles mudaram muita coisa, como por exemplo, demônios não gostam da luz do sol, então Simon com sua habilidade de arco e flecha, acerta a clara boia para que entre luz solar, com isso o demônio que estava no corpo de Madame Dorotheia some. Já no filme, não seguiu essa linha, só vocês assistindo para entender.


O Instituto ficou bem parecido com o que lemos no livro, até melhor do que eu esperava, gostei muito. As armas e roupas também. Uma pena eles não terem caprichado nos efeitos das tatuagens/marcas que são evidentes no livro.

Vamos falar dos personagens, pois se deixar eu prolongo essa resenha e vou acabar soltando spoilers e criticas mais do que devia.

Jace (Jamie Campbell Bower) gostei muito da escolha do ator. Ele lembra um pouco o Jace do livro, tirando a parte física, pois no livro ele tem bem mais corpo do que o ator. Na telona senti que Jamie se jogou no papel e tentou incorporar o personagem, mas faltou muita coisa. O livro todo, Jace é um cara arrogante, seguro, que se acha o tal. Já no filme isso só foi visto em alguns momentos, quase nenhum. Mesmo assim gostei.


Clary (Lilly Collins), também gostei da escolha da atriz, pra mim ela interpretou bem o papel. Só há achei um pouco bobinha em algumas cenas. Coisa que no livro não tem, pois o personagem às vezes demonstra ser insegura, corajosa, mas não bobinha.


Simon (Robert Sheehan) amei a escolha dele, não pensaria duas vezes. O papel caiu como uma luva e ele soube invocar o Simon, ficou perfeito. A aparência, o modo de falar. O que não gostei é que parecia que ele sabia mais do mundo das Sombras do que a Clary, no livro é o inverso. Pra mim foi o melhor.


Alec (Kevin Zegers), pra falar a verdade, pra mim tanto faz qual seria o ator que iria interpretar o Alec nas telonas. Mas gostei da escolha. Senti falta de ver mais a personalidade do Alec, como a possessão dele pelo Jace, mas ok, deu pro gasto.


Izabelle/Izzie (Jemima West), não gostei da escolha da atriz, ela não lembra em nada a Izabelle do livro. As cenas de luta, onde ela utiliza seu famoso chicote, foram boas. Mas a personagem é muito sexy, segura, e tem atitude, coisas que a atriz não passou.


Luke (Aidan Turner) estava ansiosa para ver como seria o ator, pois me apeguei muito a esse personagem. Bem, ele não apareceu muito, o pouco que apareceu, não é nada do Luke do livro. No livro, ele é uma pessoa forte, séria, protetora, que só quer o bem para sua família. No filme isso passa bem longe.


Valentim (Jonathan Rhys Meyers), o que não gostei do ator é que ele não se parece em nada com o Valentim do livro. Tenho que admitir que Jonathan deu um show de interpretação, mas fugiu muito do gênio do personagem. Valentim é um homem elegante, sexy, conquistador e muito controlado, sabe medir seus passos e decisões. Já no filme, o que vimos foi um personagem fora de si, querendo o cálice a todo custo e sua aparência bem selvagem.


Magnus Bane (Godfrey Gao), no inicio não gostei da escolha do ator, porque não parecia em nada, do que formulei em minha cabeça ao ler o livro. Mas com o tempo fui me acostumando. Só faltaram os brilhos que saiam dele, puro detalhe.


Jocelyn (Lena Headey) gostei muito da escolha da atriz. Sou fã dela desde Game of Thrones e por mais que ela tenha aparecido muito pouco, o papel ficou muito bom.


Os irmãos do Silêncio, apesar de não flutuarem, continuaram sendo assustadores e a cena deles lembrou muito a do livro.



O final do filme, também teve suas mudanças. A moto que Jace anda não funciona com energia demoníaca, não voa e nem foi roubada de um vampiro, como no livro. Detalhes a parte, foi bonzinho. Você fica em estado de choque com tantas mudanças, pelo menos eu fiquei. Porém dá para assistir e que venha Cidade das Cinzas.



  Nota





31 comentários:

  1. Olá... realmente por ser adaptação algumas coisas fugiram do livro ´claro, mas eu gostei do filme mesmo assim, teve frases do livro e tudo mais... mas o que eu senti muita falta foi do Raphael era essencial ele aparecer e do Simon virar rato. Tb não achei o luke parecido,mas gostei da escolha do ator... O Valentim realmente não se parece nenhum pouco com o do livro mas o ator foi excelente em sua interpretação e eu senti falta do Jace irônico tb.. Concordo com você sobre a atriz que fez a Isabele, não achei ela nada parecida e tb achei ela muito velha, mas enfim rsrsrs Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A adaptação fugiu BASTANTE do livro, mas eu sinceramente gostei muito. Eles mudaram, o que não significa que foi pra pior (ao contrário de PJ). Agora aguardo o lançamento do último livro e o próximo filme. (:

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria muito ler o livro de PJ
      pra ver essa mudança que os fãs
      dizem,
      bjs

      Excluir
  3. Olá! Tudo na paz do nosso grandioso Deus? Puxa, acho que vi esse filme na semana retrasada. Sinceramente, fiquei com vontade de ler o livro, por que achei o filme muito bem feito, demorou um pouquinho e teve algumas coisas que eu não gostei, mas o romance principal me deixou bem curioso em relação ao livro, provavelmente não vou ler os livros, não to na vibe de sobrenatural desse tipo, haha, mas vou lendo alguns spoiler, haha.
    Beijocas! Fique com nosso grandioso Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeremias, uma pena você ter assistido
      ao filme antes de ler um livro. Mas acontece, não é? rs
      Espero que um dia você der uma chance e leia,
      bjs e fique com Deus também.

      Excluir
  4. Nossa sua resenha Filme/livro está ótima!!
    Olha, sobre o spoiler, bom, acho que foi uma baita sacanagem, e eu tb ainda não li o segundo livro!!
    Eu gostei do filme, mais algumas diferenças me incomodaram...
    Essas que vc citou e algumas mais..
    Eu queria ter visto a moto bombada dos vampiros e todos os efeitos que são descritos no livro, e bom, também não gostei da interpretação de alguns atores..
    Não gostei de algumas mudanças..
    Amei muito suas considerações, eu não sou muito apegada a detalhes, só um pouquinho.. hehe

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mila,
      se deixasse eu teria falado bem mais
      kkkk, que bom que gostou,
      bjs

      Excluir
  5. Tava com vontade de o filme, mas estou com mais vontade agora é de ler o livro haha,
    Bjs.

    www.365coisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro e depois assista ao filme,
      bjs

      Excluir
  6. Como eu ainda não li o livro (está aqui me esperando), nem vi o filme, olhei os aspectos gerais da sua resenha, só para não pegar tanto spoiler.
    Uma pena que mudaram tantas coisas no filme, é sempre uma decepção para os fãs, não é? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale uma decepção mesmo,
      bjs

      Excluir
  7. Eu não gostei de várias mudanças do livro. Além que inverteram cena que devia estar em primeiro e colocaram depois, mas tudo bem, tô aos poucos me conformando. Para gostar ao menos um pouco tem que assistir legendado por que FUDERAM, usando esta palavra mesmo, A DUBLAGEM FUDEU O FILME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk é vdd Iza, nem me fale dessas
      tais cenas, sem falar das extras que inventaram
      sei lá de onde... decepcionante,
      bjs

      Excluir
  8. Ahh, que massa! Nunca tinha ouvido falar, saba? hehe

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me mande um recado no meu blog, que virei aqui comentar! Fica mais fácil para eu não esquecer e sempre estar aqui mantendo contato! ;)

    Beeeijooos, @re_becah

    blogdareh.com.br

    youtube.com/blogdareh

    facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir
  9. Ainda não vi o filme, mas já vi tantas críticas, alguma positivas, outras negativas, que fico indecisa se irei gostar ou não do livro.
    Adorei conhecer o seu blog.

    Beijos, Clicando Livros
    *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú, o livro é ótimo sem comentários,
      já o filme é muito ruim, pq ele não segue
      a linha de narrativa que lemos. Obrigada e
      volte sempre ^^
      bjs

      Excluir
  10. Eu ainda não li o livro, mas li várias resenhas positivas agora o filme eu tenho lido muitas coisas ruins e por isso ainda não sei se vou assistir.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro, o livro você precisa ler kkk

      Excluir
  11. Eu estou começando a ficar deprimida com relação a esse filme, ainda não li o livro, mas 80% dos comentários a respeito da adaptação são negativos!!!

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li e nem assisti o filme, mas confesso que nem estava animada e também a sua não é a primeira resenha que vejo dizendo que não gostou. Até te entendo viu? É muito frustrante assistir um filme que foge do livro, mas infelizmente já me acostumei... Espero que a continuação, você assista e goste!

    Beijinhos, té mais...
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a continuação, já li algumas matérias
      que eles adiram mas uma vez a data de estreia.
      Então já sentiu o drama...
      bjs

      Excluir
  13. Resenha perfeita e completa,eu já ouvi algumas opiniões de amigas e elas divergem bastante...

    Também fiquei bem decepcionada,e nem assisti o filme ainda,e acho que nem vou correr muito para fazê-lo,pelo que soube foi desastre de bilheteria,e eu vou esperar para assistir na Sky !!

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOI UM DESASTRE DE BILHETERIA ,MAIS ISSO NAO QUER DIZER QUE O FILME FOI RUIM,A COISA E QUE NAO TEVE MUITA PROPAGANDA,MAIS O FILME FOI OTIMO VI ELE 4 VEZES E DIGO QUE QUEM RECLAMA MESMO DO FILME NAO E FA,FA DE VERDADE QUER ERGUER O QUE AMA E NAO FALA MAU

      Excluir
  14. Oi, sol eu li os três primeiros livros desta série no formato inominável, kkkkkkkkkkk. Hoje tenho os físicos ,mas ainda não reli. Possa ser que tenha esquecido muitas passagens, mas dentro do que me lembrei a adaptação foi até boa em vista do que os roteiristas costumam deturpar. Não é simples adaptar, em verdade isso é uma tradução da leitura do roteirista para o livro enfim...Gostei.

    ResponderExcluir
  15. Oi Solange, adorei sua resenha. Muito completa e nos mostrando exatamente o que esperar do filme.
    Eu ainda não li os livros e por isso, o filme para mim, poderia ser bom.
    Espero conseguir um tempo para conferir logo esta história que promete ser muito empolgante.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li o livro, e creio que verei o filme primeiro.
    Sinceramente não estou muito afoito para isso, o plot nunca me chamou muito atenção, mas verei de qualquer modo.

    O assassinato do livro já me põe com um pé atrás em relação ao filme, mas acho virtualmente impossível ser pior que PJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo fala de PJ, uma pena e um pecado
      ainda não ter lido o livro para poder ver
      o estrago e sofre junto com vcs.

      Excluir
  17. Oiee ^^
    Vi esse filme com pouquíssimas expectativas, pois já sabia que não seria como o livro...
    Achei bem "falsas" as tatuagens deles, as marcas, ficariam bem melhores se não fossem pretas, iguais aquelas que vem em chicletes..
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk falou certinho, parece mesmo
      tatu de chiclete
      bjs

      Excluir
  18. EU AMEI DE MAIS O FILME E ACHEI BEM MELHOR NA ADAPTAÇAO

    ResponderExcluir
  19. o que mais odiei na adaptação é não citarem Ídris ou Raphael em algum momento, é triste.

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.