27 agosto 2013

{Resenha} Presságio - O Assassinato da Freira Nua (Leonardo Barros)



Olá leitores e blogueiros,
Hoje vos trago uma resenha bem especial. Não imaginava que iria gostar tanto da leitura, vamos conferir?




Livro: Presságio - O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Páginas: 224
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
No Skoob 

Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.


Iniciamos a leitura e logo de cara o autor nos coloca em uma investigação, um assassinato de uma freira do Colégio São Judas, a morte da Irmã Bianca chocou a todos em sua volta, com isso conhecemos os investigadores que nos acompanharão ao longo da narrativa, o delegado Matias e o agente Felipe.

Em outro momento conhecemos a peça principal do livro, Alice Vegas, de vinte e seis anos, uma moça que só quer ser aceita e que nenhum psiquiatra diga que ela é louca. Ela alega que tem clarividências e o modo como ela ver os presságios é um pouco fora do normal, causando em alguns momentos risos em pessoas. Alice divide o apartamento com sua amiga Geórgia, que namora Wálter, um residente de medicina.

Alice não curte muito as baladas que a amiga frequenta, mas de tanto Geórgia insistir para que ela fosse a uma festa à fantasia na casa de um amigo do Wálter, ela acaba cedendo aos caprichos da amiga. Ao chegar na festa, Alice e seus amigos se deparam com muitas drogas e bebidas e, pra piorar, uma ex-amiga de Alice chega à festa, linda e fatal, Vívian Montegart, em sua fantasia quase nua de freira.

"Geórgia exasperou:
Alarme de vadia! Alarme de vadia!"
Pág. 27

Após vários acontecimentos na festa, Alice resolve se divertir um pouco e consome drogas. O seu corpo da uma relaxada e é aí que acontece um presságio, onde ela ver Vívian ser brutalmente assassinada, o tal condutor de tal brutalidade e de sangue frio veste uma fantasia de dar medo e causar calafrios. Mas será que tais visões são reais? Ou é só imaginação da cabeça de Alice? Temos que lembrar que ela consumiu drogas e por outro lado, ninguém viu essa tal pessoa acompanhando Vívian.

A polícia então, quer dizer, o delegado Matias e o agente Felipe, já sabem quem foi o assassino de Vívian Montegart, ligaram a sua morte ao caso "Beato Judas" e prenderam o suspeito. Alice discorda dessa prisão, ela tem certeza que a pessoa que foi presa não se parece em nada com o homem que ela viu em seu presságio, mas ninguém acredita em sua versão.
 
"Já disse e repito: tudo o que você acha que viu naquela noite pode ter sido criado pela sua imaginação."
Pág. 80

A partir daí, Alice sai em busca de respostas e levantamentos de provas. Usando o seu dom para chegar onde ela quer. Em certos momentos se dando muito mal, pois os seus presságios não são muito precisos. Conhecemos outros personagens, que vão dando um ar na história, todos colocados em momentos certos. Adorei o personagem Sócrates, uma pena o autor não ter trabalhado mais esses personagens secundários, seria interessante ele ter desenvolvido mais.

Gostei muito da escrita do Leonardo Barros, ele me conquistou desde as primeiras linhas até o final, numa narrativa muito boa, com textos e cenas bem legais. Senti falta, que o autor poderia ter trabalhado mais no contexto de investigação, ter mais policiais, mas suspeitos e não ter deixado tudo a cargo da Alice. Os personagens foram muito bem elaborados, e suas características também, como por exemplo, o dom de Alice, Leonardo conseguiu construir um aspecto muito interessante de como Alice teria os presságios sem ficar clichê.

"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal."
Pág. 211

Quanto ao final do livro, fiquei com uma impressão que o autor tenha tido pressa em terminar, posso estar enganada, mas fora isso foi bem tenso, não imagina tais revelações. Leonardo Barros conseguiu se superar nesse final, me deixando um pouco brava, por uma questão que ele deixou em aberto (até questionei sobre isso com ele no facebook, rsrs). A leitura se torna leve e flui sem você perceber, adorei o jeito de como no mesmo capitulo já ficamos a par das investigações da policia e, de como anda as respostas de Alice sem ter que esperar até o próximo capitulo para saber.

Presságio - O Assassinato da Freira Nua foi o melhor livro no gênero policial lido por mim este ano. Agradeço pela oportunidade de prestigiar um de seus livros.
Para quem curte um thriller policial, não pode deixar de ler. Super Recomendo!!!

Nota


Para Conhecer melhor o trabalho do autor


Para comprar o livro









16 comentários:

  1. Oi.

    Já li o livro do Leonardo e também gostei bastante espero poder ler outros trabalhos dele logo, logo.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Faz bastante tempo que não leio nada policial e esse é nacional, bom eu sou suspeita pois livros nacionais viraram minhas paixões e este parece ser bom mesmo, só o final pelo que eu entendi ficou meio que a desejar mas não muito...

    beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, leia sim que vc vai gostar.
      Não se preocupe com o final, o
      livro é muito bom,
      bjs

      Excluir
  3. Este livro tem sido muito bem cotado entre vários blogueiros que eu conheço. Sua resenha ficou perfeita!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sol, vejo ótimas resenhas deste livro pela blogsfera!!
    Adorei saber que o livro flui bem, isso é muito bom, curto livros assim..
    Embora não tenha o costume de ler este gênero, eu leria este livro.
    Adorei sua Resenha!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, a leitura flui que vc
      nem sente. Foi muito bom,
      ler e desvendar os mistérios,
      bjs

      Excluir
  5. Adoro livros do gênero policial e esse é um dos meus desejados a um tempão já, um ponto por ser nacional e outro por falarem da escrita que rola de forma bem suave. Adorei sua resenha, me empolgou mais para essa leitura!
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thami, super recomendo esse livro,
      como vc disse, por ele tb ser nacional.
      Quando poder ler. ^^
      bjs

      Excluir
  6. Oi Sol, quando lí Presságio, achei que era sobre um filme do mesmo nome rsrs. Bom eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas pela resenha parece ser um ótimo livro!
    Aborda paranormalidade ne?
    A resenha esta linda...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, hahaha imagina se fosse filme?
      Aborda um pouco sim de personalidades,
      mas o foco é mais investigativo e o dom da
      Alice, recomendo,
      bjs

      Excluir
  7. Oie Sol
    Eu amei Presságio.Muito.
    Adorei a narrativa do Leonardo.
    E aquele final também quase me matou,já questionei ele muito no facebook... rsrsrs
    Parabéns pela resenha;
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Já.
      Também adorei, me apaixonei pela escrita.
      Ufa, ainda bem que não foi só eu kkk
      bjs

      Excluir
  8. Oi, Sol
    Eu gostei muito do livro do Leonardo e com certeza lerei outras obras dele. O livro é consistente e a história e trama muito bem estruturada. Não sou amante da literatura policial, mas gostei muito.

    ResponderExcluir
  9. Resenha perfeitinha !! Eu estou ansiosa para chegar nesse livro,o qutor me mandou também e eu não vejo a hora de poder mergulhar nessa trama policial !!!

    Bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.