01 julho 2013

{Novidades Literárias} Top 5 - Junho



Último post desse mês e desse semestre \o/.

Resolvi fazer outro TOP 5, sobre os governos mais "bad’s" deste mês (lembrando que o livro pode não ter sido noticiado anteriormente e pode não ter sido lançado este mês).

Então vamos lá:




 5º Lugar

A Seleção (Kiera Cass)

Fica em 5º lugar, pois, de todas as sociedade que já vi, ela é a prova que de todos os tipos de governos opressores, uma monarquia e sistema de castas não pode ser tão ruim assim. Apesar da exclusão, desigualdade social, tudo isso é o mínimo, se você for comparar com o governo do próximo, no nosso top 5.











4º Lugar

Delírio (Lauren Oliver)

Raciocinei muito sobre quem colocar nesta posição, mas tomada a decisão não se pode voltar atrás, essa é uma das morais que aprendi com Delírio. Bem, o governo de Delírio não parece tão opressor, se você não se puser na vida de cada personagem, pois apesar dela ter convocado a sociedade e impor que é necessário se curar do Deliria (o vírus do amor, nessa sociedade amar é proibido e mortal), ela faz isso de uma forma midiática, ou seja, usa os meios de informação para o convencimento da população. Acaba tirando a liberdade e a própria humanidade de cada um, já que é proibido sentir, amar, gostar e questionar. Tornando-se mais opressor que você bater em alguém, pois impor uma cura de uma coisa que nasce de você impedindo-a de pensar, sentir, é horrível.




3º Lugar

Estilhaça-me (Tahereh Mafi)

Neste 3º lugar resolvi colocar o governo militarista atual de Estilhaça-me. Por quê? Na realidade não existe uma sociedade única, pois ela não está totalmente estabelecida, ainda existe uma guerra, mas a maior parte da população está submissa a um governo controlador, militarista, ditador e desequilibrado, a sua maior fraqueza é ignorar a parcela quieta, que planeja em silêncio e quer toda sua cultura, planeta e vida de volta. Imagino que essa sociedade tenha muito a nos mostrar e tenhamos muito a aprender com o mesmo.






 2º Lugar

Legend (Marie Lu)

Legend é a nossa sociedade. Apesar de ser uma República a mesma não é nada pública, pelo contrário: ela é asquerosa, usa seus cidadãos como ratos de laboratório e meros peões. Isso além de jogar os ditos como “perigosos” / “sem utilidade” em becos imundos, favelas. Veem a proximidade com a nossa? Só que nós mesmos é que jogamos os outros nesses becos. Todos são usados de acordo com a vontade política, não existe liberdade, nem acaso, existe intenção e foi isso que eu mais vi no livro, as pessoas mudando de acordo com sua própria vontade e intencionalidade. Não sei se consegui mostrar bem o livro, espero que sim, pois é muito bom.





1º Lugar

Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Jogos Vorazes é dono de um governo muito opressor, ditador, manipulador e vários outros “–dor”, o que acaba nos levando á uma sociedade quieta, conformada (oprimida), pobre, desigual e calada, totalmente calada. Panem acaba separando a sociedade em distritos, para que não acabem se unindo por um ideal. Para que continue assim eles fazem um evento chamado Jogos Vorazes. Só de imaginar o que poderia acontecer apertando um botão, neste evento, deixa todos com medo do governo. Acho ainda que qualquer um com o mínimo de inteligência ou determinação poderia trazer a tona toda a fraqueza que na verdade o Estado tinha, que uma garota poderia desestabilizar tudo. Essa é a verdadeira mágica de JV, minha opinião obviamente. Acho que o ponto de semelhança entre a nossa própria sociedade seria a relação da mídia e o chamado “Pão e Circo”, diversão e comida para esquecermo-nos do resto do mundo, além de maquiar a fragilidade da nossa sociedade e Estado.


É isso ai galera, não sei se ficou bom, mas espero que gostem, não consigo expressar muito bem minhas sensações em torno desses livros, mas são super indicados (podem confiar!!!!). Novo semestre começando, novidades vindo pelo mundo literário, uhulll!!!!


Bjs e FUUUUUUIII.




14 comentários:

  1. Adorei o post. Ideia diferente em como falar dos livros... Eu não sou muito fã de distopias... mas sabe que a maneira como vc usou para abordar os livros, ou seja, falando do governo em cada um me despertou uma curiosidade... Muito criativo, adorei, parabéns.
    bju
    Eykler

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, livros que realmente fizeram e estão fazendo a cabeça dos leitores que gostam de distopias e ficção.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. A seleção eu nunca li e acho que nunca vou ler, Delírio eu amo só não gostei muito do segundo livro, Estilhaça- me até que eu iria ler mais quando vi a capa do segundo desisti muito feia credo, Legend nunca ouvi fala e Jogos vorazes está já na estante para eu ler. RS

    abraços,
    muchachoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jogos Vorazes e Estiçhaça-me são excelentes.
    Não consegui gostar muito de Legend. Acho que nem vou dar uma chance à continuação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Desses, só não li Estilhaça-me e Legend, mas estou morreeeendo de vontade de lê-los!
    Concordo que Jogos Vorazes vem em primeiro lugar, é tão lindo! rs.
    Ótimo post!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Em vista dessas sociedades problemáticas, a nossa até parece normal. Hahaha! Adorei o post, e o estilo de TOP5 :) Já sigo o blog, espero você lá no meu! :) especalmente a de Hunger Games.. rs

    Beiijo ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nenhum desses livros aí, porém Jogos Vorazes já dei uma olhada e eu não gostei muito da escrita (que é no presente), mas quem saiba eu leia um dia, gostei do filme mas o livro ainda passo longe!
    No mais gostei do post xD

    PS: Legend parece ser muito maneiro xD

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler Delírio e A Seleção, mas com relação aos outros, concordo em número, gênero e grau com vc... Adoro principalmente Estilhaça-me e já estou lendo a continuação! BJS!

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Eu adorei esse post, muito instrutivo e inteligente..
    Eu não li A Seleção, mais estou doida para ler e para ganhar o livro..
    Gosto de monarquia e livros com está abordagem..
    Agora Delírio também é um desejado, fui ganhada pelas resenhas que li, mais também não comprei, aceito doações hehe
    Gostei do seu ponto de vista sobre tirar a humaninade e a suposta cura do amor..
    Estilhaça-me eu li e gostei muito.. olha que sociedade militar, na verdade eu não gosto muito dos militares e não gostaria de estar neste livro.

    Legend eu também não li, mais gostaria de ler, só não sei se compraria o livro...
    Jogos vorazes eu li, livro maravilhoso e adorei demais suas palavras..

    Luh, seu post ficou maravilhoso, adorei suas palavras e de poder conhecer um pouco mais destes livros..

    Beijos Mila
    Tem resenha no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/07/resenha-nocaute.html

    ResponderExcluir
  10. eu amooooo A Seleção,e adoro Jogos Vorazes,os outros ainda não li,mas estão na minha lista!!!

    Post bem legal Solange!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Achei a ideia deste post muito, muito boa.
    acho que deles só não li o Legend que ta na milha lista, estava na dúvida se ele era bom mesmo, pq não gostei muito da capa, mas agora voltei a ficar com vontade =D
    Bjocass

    ResponderExcluir
  12. Pelo anjo!
    Quando livro legal em uma postagem só
    hahahahha

    Estou doida pra ler legend <3

    Beiijos!

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post. Particularmente gosto muito da literatura distópica, pois ela nos permite refletir sobre a sociedade atual, na verdade é uma alerta.

    ResponderExcluir
  14. Olá :)
    Esses livros devem ser muito bons, preciso ler um deles! principalmente os jogos vorazes, que tanto me disseram que devo ler haha
    Ah vim agradecer pela visita e pelo comentário, lido com muito carinho!
    Achei o problema da minha caixa de seguidores e já arrumei, se tiver tempo para seguir novamente, eu agradeço,
    Beijinhos e boa semana,
    Natalia Scholze,
    http://nataliascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.