17 julho 2013

{Resenha} O Homem de Aço (Man of Steel)



Olá pessoal,

Bom, dia 12 ocorreu a estréia do filme "O Homem de Aço" em terras tupiniquins, e como prometido (atrasado por sinal), aqui está a resenha, um super post recheado de fotos do longa e minhas opiniões sobre o mesmo.

Espero que gostem!




Título Original : Man of Steel
Título Nacional : O Homem de Aço
Direção : Zack Snyder
Elenco : Henry Cavill (Clark Kent / Kal-El), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora-Ul), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Christopher Meloni (Colonel Nathan Hardy), Kevin Costner (Jonathan Kent), Ayelet Zurer (Lara Lor-Van), Laurence Fishburne (Perry White), Dylan Sprayberry (Clark Kent - 13 anos), Cooper Timberline (Clark Kent - 9 anos), Joseph Cranford (Pete Ross), Jadin Gould (Lana Lang), Michael Kelly (Steve Lombard), Mackenzie Gray (Jax-Ur), Christina Wren (Major Carrie Farris)
Gênero : Ação/Aventura
Duração : 143 min.
Distribuição : Warner Bros. Pictures
Orçamento : US$ 225 milhões
País : Estados Unidos
Ano de Lançamento : 2013 
Estréia no Brasil : 12/07/2013
Página Oficial : http://www.manofsteel.com/




Sinopse

"No panteão dos super-heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos. Clark Kent / Kal-El (Henry Cavill) se sente alienado por poderes além da sua imaginação. Transportado anos antes de Krypton, um planeta distante e muito mais avançado, para a Terra, Clark luta com a questão derradeira, 'Por que estou aqui?'. Moldado pelos valores dos seus pais adotivos, Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark descobre que ter habilidades extraordinárias significa tomar difíceis decisões. Quando o mundo precisa desesperadamente de estabilidade, uma ameaça ainda maior surge. Clark precisa se tornar o Homem de Aço, para proteger as pessoas que ama e brilhar como o guia para a esperança do mundo - o Superman."



Dirigido por Zack Snyder (300, Watchmen), tendo como base as HQ's do herói, "O Homem de Aço" deixa de lado a temática aventuresca e imaginativa da primeira adaptação cinematográfica do Superman, em 1978, onde o slogan nos falava que iríamos acreditar que o homem podia voar, e agora em 2013 nos apresenta um clima mais sombrio nessa nova versão. O filme foi produzido nos estúdios da Legendary Pictures, juntamente com a Syncopy e a DC Entertainment, e tendo ainda Christopher Nolan (Trilogia Batman, A Origem) auxiliando na produção e Hans Zimmer (O Rei Leão, Gladiador) encarregado da parte musical do longa.


Se a parte técnica é um espetáculo, o elenco não fica atrás, composto de excelentes atores e atrizes, Henry Cavill, que fazia a aclamada série de TV "The Tudors"; Amy Adams, que já teve 4 indicações ao Oscar, a mais recente com o filme "O Mestre" (2012); Michael Shannon, que foi indicado ao Oscar com o filme "Foi Apenas um Sonho" (2008); Russell Crowe, que faturou o Oscar com o filme "Gladiador" (2000); Diane Lane, que foi indicada ao Oscar com o filme "Infidelidade" (2002); Kevin Costner, que faturou 2 Oscars pelo filme "Dança com Lobos" (1990); Laurence Fishburne, que foi indicado ao Oscar com o filme "Tina" (1993); Antje Traue; Christopher Meloni; Richard Schiff; enfim, o elenco é maravilhoso!



O filme se inicia com o parto de Kal-El e logo em seguida já ficamos a par da situação crítica em que o planeta Krypton está, a pouco tempo de explodir. Para ficar ainda pior, surge Zod e seus aliados botando as asinhas de fora e tentando controlar o planeta. Jor-El então envia seu filho à Terra junto do Códex Kryptoniano, furioso com isso, Zod assassina Jor-El. Julgado pelas autoridades, ele e seus aliados são exilados para a Zona Fantasma. A ambientação de Krypton ficou uma coisa linda de se ver, a parte que se passa no planeta natal do Super é um espetáculo visual, muito bem feito mesmo. A tecnologia avançada também foi muito bem representada, muito bem trabalhada, os efeitos ficaram excelentes.



Logo após, já na Terra, vamos conhecendo e acompanhando o agora Clark Kent na sua jornada de descobertas, e mais pra frente o retorno do General Zod e ascensão do Superman. Uma das coisas que achei muito bacana no filme, é que o enredo não é linear, você não fica seguindo a vida do Clark desde que a nave caiu no planeta até ele virar o Superman, a primeira cena dele na Terra por exemplo, ele já tem mais de 30 anos, o que de certa forma isso poderia dificultar o entendimento dos espectadores, mas não, todo fato importante da vida dele é mostrado em flashbacks muito legais, em momentos estratégicos que casaram perfeitamente com o desenrolar do filme, ficou muito bom e muito bem feito isso.



O longa é repleto de cenas de ação, do começo ao fim, uma melhor que a outra, desde as cenas mais simples, por exemplo, o Clark salvando um grupo de trabalhadores numa plataforma em alto mar, à cenas "à la Dragonball Z", onde os personagens destruíam tudo ao redor com seus poderes nas lutas. As cenas do Superman lutando contra os aliados de Zod e com o próprio, são épicas, extremamente espetaculares, de arrepiar os pêlos do corpo. O que eu gostaria de ter visto o Hulk fazer em "Os Vingadores" e não fez, eu vi aqui em "O Homem de Aço", cenas de ação simplesmente divinas! Achei excelente também que o Clark apanha, toma cada surra bonita nas cenas viu, rsrs, mas também não deixa barato, gostei mais ainda do filme por conta disso, pois odeio filmes onde os heróis não apanham de ninguém.



Outra coisa que gostei muito foi o clima do filme, sombrio, carregado, tensão, fúria, fazendo com que as cenas de ação ficassem ainda melhores. Achei excelente a forma como eles conduziram o romance entre o Super e a Lois, dando espaço pro casal, porém não esquecendo que o filme é de super-herói e não de romance, e o que queremos ver na tela é ação e não namorico dos dois. E fique esperto viu seu Clark Kent, a Lois não é burrinha a ponto de cair no seu truque engana trouxa não viu, rsrs. Gostei também que ela não fica sem fazer nada só esperando ser salva, não, ela é ativa, até ajuda o Super em certos momentos.



Atuações excelentes, o Cavill ficou perfeito de Superman, gostei demais do Michael como Zod, a escolha da Amy Adams pra Lois foi na mosca também, os pais adotivos do Clark estavam ótimos, o Russell Crowe excelente, meu destaque fica aqui para a Antje Traue, que fez a Faora, achei ela foda, ótima no papel, as cenas de ação com ela são espetaculares, só tinha visto um filme com a Antje, "Pandorum" (2009), ótima atriz, como o resto da turma já fez mais trabalhos, e eu também já conhecia mais filmes deles, então fica aqui meu destaque pra Antje. Enfim, não tenho o que reclamar das atuações, todos atuaram bem no longa!



Os efeitos do filme ficaram espetaculares, a visão de calor do Super achei simplesmente divina, dá pra ver até as veias ao redor dos olhos na hora, as cenas de destruição, a pancadaria, os vôos, perfeito, não tenho o que reclamar também. Achei excelente eles botarem o Super dando pulos no começo, antes de aprender a voar, fazendo referência as HQ's antigas e a John Carter também, inspiração dos pulos e da super-força do Kal-El (é, rsrs, pessoal aí que acusou John Carter de cópia, que é ruim e tal, sabiam dessa? Falaram também que era cópia de "Avatar" (2009). John tem 100 anos já, sabiam? Avatar também foi baseado nos contos do Carter, sabiam disso? Quem é cópia agora? Rsrs). Gostei pra caramba do uniforme novo (e da explicação pra retirada da cueca), embora eu ache muito legal também o clássico com a cueca vermelha por cima da calça. Parabéns para o roteiro, excepcional, muito bem feito, idéias e respostas convincentes como devem ser, tudo encaixadinho e bem explicado como manda o figurino, sem soar chato (pelo menos para mim).



Tenho que bater palmas aqui para o Zack Snyder e para os roteiristas, que trouxeram de uma forma primorosa o Superman pros dias atuais, um enredo mais pesado, e uma coisa muito interessante, como os terráqueos tratam o Super nesse filme, a abordagem do alienígena que foi usada, dele superar as desconfianças do povo da Terra, muito bom mesmo, (clap, clap, clap!).





MOMENTO ALFINETADA À MARVEL

"Viu dona Marvel como se faz um filme de super-herói? Não é a porcaria que você fez em "Homem de Ferro 3" não, transformando um dos melhores vilões da editora em um palhaço; um filme que era pra ser de ação em um dramalhão sem graça; tirar a coisa que era a mais legal nos filmes do Ferroso, as músicas do AC/DC; fazer de um personagem que morre logo no começo da saga dos quadrinhos no vilão principal do filme; além de um roteiro que foi tirado da lata de lixo. Vocês queriam fazer um Tony "humano", pois bem, aprendam como fazer um super-herói "humano" com esse filme do Superman, e não a palhaçada que vocês fizeram. Abre o olho Marvel, vê se não faz outra sujeirada igual essa novamente. Filme lixo esse Homem de Ferro 3, terminei o filme igual o Hulk na cena pós crédito, não aguentava mais! ABRE O OLHO MARVEL ..."






SPOILER - POLÊMICA NO FINAL DO FILME

"O final do filme está tendo alguma certa polêmica em relação a decisão tomada pelo Super com o Zod, e toda destruição da cidade, quem assistiu e ficou incomodado com isso, saibam que nos quadrinhos tem destruição a preço de banana, a toda hora, não foi exagero do filme, nas HQ's tem essa destruição toda sim, e o Super nas HQ's já matou também, inclusive o próprio Zod. Não tem esse papo de que o Superman não mata ninguém, isso é balela, fato esse bem explorado pelo game "Injustice: Gods Among Us", onde o Super além de matar, força os outros heróis a fazer o que ele quer. Creio que essas coisas servirão de base pros próximos filmes da franquia, com o Clark amadurecendo, essas decisões terão peso duplicado para ele, até porque ele ainda nem conhece toda dimensão de seus poderes, e sua ação perante Zod moldou ele por dentro, pode ter certeza!"






Enfim, "O Homem de Aço" é um filmaço, espetacular, poderoso, ÉPICO, um filme pra se ter em casa e rever várias vezes (eu por exemplo já assisti 3 vezes, rsrs, e assistirei novamente quando o Blu-ray for lançado), como eu disse no meu post anterior onde falei um pouco sobre o Super (para quem ainda não viu e tem curiosidade de conhecer o herói melhor, é só clicar aqui : Dica da Semana - O Homem de Aço), é o melhor filme de super-herói que eu já vi desde "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008), "Watchmen" (2009), e "Kick-Ass - Quebrando Tudo" (2010). Melhor que todos os filmes da fase 1 da Marvel juntos (Homem de Ferro 1 e 2, Thor, Capitão América e Vingadores). Gostei dos "easter eggs" do longa, tem do Batman, tem do Lex Luthor, tem das HQ's clássicas, muito bom, tem até do filme de 1978 e frases clássicas dos quadrinhos também, mas confesso que só percebi os 3 "easters" anteriores que falei.






Bom, é isso, mais uma vez me desculpem pelo post longo novamente (empolgado com o filme acabei me empolgando no tamanho do texto também, rsrs). Tentei ser o mais espontâneo possível para passar à vocês o que senti assistindo ao longa, no decorrer do texto acabei aí defendendo o John Carter, apedrejando o Homem de Ferro 3 também, rsrs, é que estava entalado e depois de assistir ao do Super botei tudo pra fora!

Acabando o post, uma fotinha do Cavill aí sem camisa pra alegrar a mulherada do blog, rsrs, o cara é bonitão mesmo, tenho que admitir!

E parabenizar também a produção do filme por ter colocado um Superman com cara de macho, pêlo no peito, e não esses homens tudo liso, depilado, que virou moda atualmente, por isso : #SupermanPeludoRules e #ChupaGillette! (opinião minha tá gente, não se ofendam, com esse lance de preconceito pra todo lado fico até com receio de falar o que penso).



Até a próxima pessoal, espero que tenham gostado.
E comentem a vontade!

Fui ....

19 comentários:

  1. Tô muito afim de assistir esse filme e ganhar o copo que o cinema tá dando como brinde. ahsuahsua
    Ótima indicação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ooi, te indiquei em uma Tag lá no meu blog...
    Espero que goste.
    books-academy.blogspot.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu deus seu post ficou grande em kkkk, estou louco para ver Homem de Aço <3 quase li o spoiler da polêmica u.uu, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Estou super ansiosa para ver este filme! Pelo o que estão dizendo parece ser ótimo!

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rozaniel

    Adorei sua postagem, super completa como o super homem rs rs
    Brincadeira, eu assisti e adorei o filme. A Lois mais independente e ativa ficou perfeita e sim o Cavill está maravilhoso <3

    Abraços Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiana, pois é, ficou mesmo, gostei bastante disso, ela investigando quem era esse homem e tal, ficou muito bacana.

      E o Cavill sem comentários, comprei ele como Superman igual comprei o Bale como Batman, perfeito, perfeito!

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi,
    Eu quero muito assistir esse filme, na verdade eu estou com uma lista enorme de filmes para ver no cinema uhasuhaushausha Só espero conseguir dinheiro pra ver ante que as férias acabem
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. João, novamente seu post arrasou! Tô aqui me contorcendo para ver O Homem de Aço (convenhamos que já estava e fiquei mais lendo seu post anterior), mas agora tipo assim, triplicou essa ansiedade...
    E claro que fiquei mega curiosa par curtir os efeitos especiais que vc citou, nossa eu sou fissurada nisso! Preciso conferir! #alouca
    Bem, eu num curto homem muito peludo, mas pelado de tudo, tmbm num dá neh? Portanto, o ator escolhido "com cara de macho" me deixou nas nuvens sim e acho que as mulheres vão concordar conosco!
    Achei hilário seu comentário querido e num fique com medo de expressar sua opinião não, temos de ser verdadeiros.
    Adorei, bjokas.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, obrigado Gilciany, concordo com você, temos que falar o que pensamos mesmo!

      Os efeitos ficaram excelentes, um show, eu gamei no da visão de calor, rsrs, fiquei super ansioso também quando começou a aparecer os trailers, o viral do Zod, as fotos, algo me dizia que ia ser um super filme, e foi, ainda bem, rsrs.

      Espero que você curta bastante o filme.

      Abraços!

      Excluir
  8. Nossa, esse é pra mim o filme mais aguardado do ano! Gosto muito do Super Homem e da nova safra da DC no cinema, e estou ansioso pra ver esse filme que indica o ressurgimento no cinema do maior super herói de todos os tempos.
    Gostei muito de seu blog, já estou seguindo!
    O meu ainda esta no inicio, mas se quiser passar la depois e deixar sua opinião, sugestão, ficaria muito agradecido!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola
    olha adoro o Hans zimer e os atores foram muito bem escolhidos mesmo..
    Vc falou tão bem do filme e todas essas imagens que fiquei doida para ir no cinema..
    Adorei.
    Beijo mila

    ResponderExcluir
  10. Olá, não li sua resenha toda, pois ainda não assisti ao filme. E quero muito ir o mais breve possível. Tenho certeza que sua resenha deve estar muito boa, mas quero ter surpresas no filme!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. OI quero ver se consigo assistir esse filme!
    Parece ser muito legal!
    Bjs,comenta e segue por favor (se ja segue ignore), ajudaria bastante!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/07/belo-desastre.html

    ResponderExcluir
  12. a morte do zod pra mim foi perfeita :)

    ResponderExcluir
  13. Esse filme conseguiu um elenco muito bom. Ainda não assisti, mas como não me contenho e li o spoiler hehehehee. Não sabia dessa polemica.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Isso é maldade!!! Eu aqui presa no quartel,não posso ir ao cinema e você faz um post desse??

    Quero demais assistir!!

    Henry Cavill é tudo!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não curti o filme...
    Eu, na verdade, não sou lá muito fã da história do Superhomem... talvez o problema tenha sido esse.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu confesso que precisei ver o filme duas vezes para prestar atenção na história. Na primeira vez eu só sabia babar pelo Superman, sério!
    Ele é meu novo marido a distância (e sem conhecimento).
    Concordo com tudo o que vc disse sobre o filme, efeitos, escolha dos atores. Foi muito bom, além do fato de Cavill ser uma delícia! (e povoar meus sonhos de agorar para sempre! rs)

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha e amei o filme apesar da crítica pesada contra ele. Gostei muito da proposta e da abordagem desta versão. Temos um homem de aço,mais humano que nunca com conflitos existenciais coerentes e o melhor uma Lois Lane que sabe quem ele é e sofre junto, sem ser a mocinha indefesa e assustada. Gostei das atuações do Henry Cavill e a Amy Adams que vem se revelando uma grande atriz nos últimos tempos. Valeu;

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.