09 julho 2013

{Dica da Semana} O Homem de Aço (Man of Steel)



Olá pessoal,

Curtiram os lançamentos cinematográficos dessa primeira semana de Julho? Preparados para mais novidades da sétima arte? Pois bem, Sexta-feira, 12 de Julho, temos a estréia nos cinemas brazucas do aguardado filme "O Homem de Aço".

Creio que todos já conheçam o Superman, ou o Super-Homem, como é chamado por aqui, seja das HQ's, dos desenhos animados, dos filmes, dos seriados ou dos games, bem, falarei um pouco sobre a história do herói ao longo de seus 75 anos de existência, caso alguém não conheça, e o que podemos aguardar desse novo filme. Espero que gostem!



O "Super" teve sua primeira aparição datada de Junho de 1938, na famosa revista "Action Comics" de n° #1, nos Estados Unidos, publicada pela gigante das HQ's, DC Comics. Foi criado pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel.


Nascido no planeta Krypton, Kal-El, seu nome verdadeiro, foi mandado à terra pelo seu pai, Jor-El, um brilhante cientista, momentos antes de Krypton explodir. Na terra, sua nave aterrissou na cidade de Smallville, onde o bebê foi encontrado e adotado pelo casal Jonathan e Martha Kent.

A medida que foi crescendo, o agora Clark Kent, vai descobrindo seus poderes, tais como: super força; super velocidade; invulnerabilidade; vôo; longevidade; visão de calor; visão de raio x; inteligência; super sentidos; capacidade de perceber formas de energia; super sopro; sopro congelante; super hipnose; super ventriloquismo; visão telescópica e microscópica; regeneração; memória eidética; controle muscular e vocal.

Seus poderes foram expandidos ao longo dos anos, para que se adequassem ao público alvo de cada época, e sua origem alterada, assim podendo surgir novos arcos e personagens. Foi o primeiro herói de HQ a ter uma revista com seu nome, a "Superman" n° #1, em 1939. É o super-herói mais conhecido no mundo ao lado de Batman e Homem-Aranha.


Entre seus inimigos mais conhecidos estão: Lex Luthor, Darkseid, Apocalypse e Brainiac. A Kryptonita, fragmentos de radiação do planeta Krypton, (a famosa pedrinha verde), é outro grande empecilho para o Super, ela enfraquece o herói e pode até matar, de certo modo sua radiação afeta a fonte de poderes do Clark, que são o nosso Sol e a diferença entre a gravidade da Terra e a de Krypton. Na chamada "Era de Prata" (final dos anos 50 a 70), existia vários tipos de Kryptonita, como: Verde, Vermelha, Branca, Dourada, Azul, Rosa, Antikryptonita, Kryptonita X e a Kryptonita Jóia.

Nos desenhos animados o Super foi o primeiro herói a ser adaptado para a animação, entre os anos de 1941 e 1942, foram feitos cerca de 17 curtas animados do Azulão. Posteriormente entre 1966 a 1969, o Super ganhou seu próprio desenho animado, "The New Adventures of Superman", e mais tarde entre os anos de 1973 a 1984, o desenho "Superamigos" tendo como base a Liga da Justiça, mostrava o Super como líder do grupo de heróis. Em 1996, a Warner veio a produzir a melhor série animada do Super, "Superman: The Animated Series", perdurando até o ano 2000. Temos ainda os desenhos "Liga da Justiça" exibido originalmente entre os anos de 2001 a 2004, e "Liga da Justiça sem Limites", de 2004 a 2006.


No cinema, o Super ficou imortalizado na pele desse cara aí da foto acima, com pinta de galã (que nasceu para interpretar o Azulão, incrível), o ator Christopher Reeve, no qual participou de 4 filmes: Super-Homem (1978), Super-Homem II (1980), Super-Homem III (1983) e Super-Homem IV (1987).

Entre os seriados, "Aventuras de Superman" (1951-1958) estrelado pelo ator George Reeves e "Smallville" (2001-2011) pelo ator Tom Welling, são os mais conhecidos, e também a série "Lois e Clark: As novas aventuras do Superman" (1993-1996) protagonizada pelo ator Dean Cain.

Nos games o Azulão deu as caras desde os tempos do Atari, em 1978, com o game "Superman", praticamente todas as gerações de consoles receberam jogos do Super, entre as plataformas atuais, temos o game "DC Universe Online" (2010) e o recém lançado "Injustice: Gods Among Us" (2013), tendo como base a aparência da série "Os Novos 52" das HQ's, game no qual o Super se transforma numa ameaça em um mundo paralelo.




Bom, eu acabei perdurando demais ao longo da história do Kal-El, também né, 75 anos tem bastante coisa para falar sobre esse garoto que costumava (sim, costumava, não mais) vestir a cueca sempre por cima da calça, rsrs, então vamos parar por aqui e partir para o filme.



O Homem de Aço (Man of Steel)



Título Original: Man of Steel
Título Nacional: O Homem de Aço
Direção: Zack Snyder
Elenco: Henry Cavill (Clark Kent / Kal-El), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora-Ul), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Christopher Meloni (Colonel Nathan Hardy), Kevin Costner (Jonathan Kent), Ayelet Zurer (Lara Lor-Van), Laurence Fishburne (Perry White), Dylan Sprayberry (Clark Kent - 13 anos), Cooper Timberline (Clark Kent - 9 anos), Joseph Cranford (Pete Ross), Jadin Gould (Lana Lang), Michael Kelly (Steve Lombard), Mackenzie Gray (Jax-Ur), Christina Wren (Major Carrie Farris).


Sinopse

"No panteão dos super-heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos. Clark Kent / Kal-El (Henry Cavill) se sente alienado por poderes além da sua imaginação. Transportado anos antes de Krypton, um planeta distante e muito mais avançado, para a Terra, Clark luta com a questão derradeira, 'Por que estou aqui?'. Moldado pelos valores dos seus pais adotivos, Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark descobre que ter habilidades extraordinárias significa tomar difíceis decisões. Quando o mundo precisa desesperadamente de estabilidade, uma ameaça ainda maior surge. Clark precisa se tornar o Homem de Aço, para proteger as pessoas que ama e brilhar como o guia para a esperança do mundo - o Superman".


Confiram o trailer:



O Homem de Aço narra o início das aventuras do Super-Homem, desde seu nascimento e destruição de seu planeta natal Krypton, até a sua ascensão em nosso planeta Terra. 

Isso fica evidente em todo esse trailer, vemos Krypton se definhando, seu pai o enviando à terra, sua infância, convivência com seus pais adotivos, a descoberta de seus poderes, a busca pela confiança do planeta. O nascimento de um herói, o maior de todos eles, uma lenda, o Superman!


Podemos ver também algumas cenas de ação que estarão presentes no longa, que por sinal estão de arrepiar, fantásticas. O surgimento do romance entre ele e a Lois, e o vilão desse filme, o General Zod.

Zod teve sua primeira aparição na revista "Adventure Comics" de n° #283, em Abril de 1961, ele sobreviveu a destruição do planeta Krypton por ter sido enviado à Zona Fantasma, condenado por ter tentado tomar o planeta. Na "Era de Prata", Zod fez com que o Superboy o tirasse da Zona Fantasma, sob o Sol da Terra, ele descobriu que tinha praticamente os mesmos poderes do Super e tentou dominar a Terra, mas Superboy o expulsou. Zod é mais famoso nos filmes e seriados que nos quadrinhos propriamente, o ator Terence Stamp interpretou o personagem nos filmes de 1978 e 1980, e quem acompanhou a série "Smallville" já está bem familiarizado com o personagem.


Bom, eu já tive o imenso prazer de assistir ao filme (estréia oficial ocorreu no dia 14 de Junho, ou seja, um mês depois é que os brasileiros vão poder assistir, rsrs).

Para evitar spoilers, falei sobre o longa apenas com base no trailer, mas agora me dirijo àqueles indecisos, que estão com dúvidas se vale ou não a pena assistir a esse filme (eu iria falar isso apenas na resenha, mas vou falar aqui também): O Homem de Aço é o melhor filme de super-herói que eu já vi desde "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008) e "Watchmen" (2009), acrescento também "Kick-Ass - Quebrando Tudo" (2010). Lembrando que isso é minha opinião pessoal, ok, não sei nem se vocês assistiram a esses 3 filmes a qual eu fiz menção em relação ao do Super.

Creio que o mais conhecido entre o público normal sem ser nerd é o do Batman, pois bem, para mim, O Homem de Aço está no mesmo nível do filme do Morcego, só não é melhor porque a atuação do Heath Ledger foi fora de série, surreal, espetacular. Já deu para perceber que não é qualquer filminho né? Ah, o Christopher Nolan também está aqui envolvido no projeto do longa hein, mais um motivo para os descrentes botarem fé!


Ainda indecisos? Quem gostou desse trailer que coloquei no post, saibam que as cenas mostradas aqui não chegam nem a metade do que se é exibido no filme (acho que nem a 30%), e olha que esse trailer é o mais completo. Tem muita cenas de ação, mas muitas mesmo, espetaculares, arrepia de verdade na maioria delas. É um filme que vai agradar tanto aos fãs e nerds, como ao público em geral, claro, os fãs vão gostar mais do filme, por pegar certos "easter eggs" de primeira e outras coisinhas a mais que para o público geral vai passar despercebido.

Outra coisa, SIM! É melhor que "Vingadores", aliás, para mim, melhor que toda a fase 1 da Marvel junta! Sério! E não sou fãnzete da DC, estou falando porque realmente achei.

Enfim, espero ter ajudado aos que não conheciam muita coisa sobre o herói e aos que estavam indecisos se valia ou não a pena ir assistir ao filme. Peço desculpas pelo post gigante, tentei botar o máximo de informação que eu sabia e outras que pesquisei sobre o personagem, não consigo fazer uma postagem sem lotá-la de informações, é a forma que tenho para inserir vocês dentro do contexto da obra.

Comentem suas expectativas em relação ao filme, se estão ansiosos ou não, enfim. Dia 13 eu publicarei a resenha com mais detalhes sobre o longa, com spoilers, fotos e tudo mais, ok!

Um ótimo filme à todos.


16 comentários:

  1. Quando eu digo que não gosto dos personagens de HQ's todos me olham como se eu fosse uma aberração. Mas Super Homem, Homem Aranha, Batmam, e por aí vai nunca me chamaram atenção. Não é o tipo de filme que paro pra ver, nem livro que pego pra ler... Mas Henri Cavil é bem vindo aos olhos, rsrsrsrsrs. Pra quem gosta não pode perder. bju
    Eykler

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto muito as histórias em quadrinhos destes Super Heróis, mas gosto dos filmes e sempre que possível vou ao cinema conferir...
    E com certeza ir ao cinema para assistir Henry Cavil, sempre vale a pena.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre quando dou aula sobre Guerra Fria, falo sobre o Super-Homem. É um personagem crucial para entender esse acontecimento histórico. Adoro! É o meu personagem das HQ's favorito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana isso que você faz Elimar Machado, é uma forma também dos alunos mostrarem pros pais que quadrinhos não é só uma fantasia (como muitos pensam, os meus por exemplo, rsrs), e sim que tem relação com a nossa história, servindo até de base para o surgimento de muitos heróis das HQ's. Parabéns!

      Espero que goste bastante do filme, abraços!

      Excluir
  4. Acho que nunca fizeram jus ao herói que o Super Homem é. Nunca gostei de nenhum filme e de nenhum seriado que se tratasse dele. Estou com muitas expectativas sobre esse filme porque o trailer é realmente divino. Doida para ir assistir!!

    Valeu a dica!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, você tem razão, nunca fizeram mesmo, dos filmes eu gosto do primeiro do Christopher Reeve (vi muito na infância) e do Returns (apesar das críticas, é um filme bacana e uma homenagem ao antigo), já seriado eu não gosto de nenhum também (embora eu admito que até a segunda temporada, Smallville era legal).

      Logo que vi a primeira foto do Cavill como Super e o elenco do filme, botei fé inexplicavelmente, depois do primeiro teaser trailer então, pirei, e depois de assistir ao longa pirei mais ainda! Finalmente o Superman surgiu.

      Espero que goste do filme, abraços!

      Excluir
  5. De todos os super heróis que conhecemos, este é o que menos gosto, o que menos me chama atenção...
    Mais adorei ler a trajetória do Super Man e que trailer mais lindo.. e que ator mais gostosoooo hehehe

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  6. Nossa que post maravilhoso *-* adoro super heróis, filmes, HQs tudo *-* Eu estou louca para assistir esse filme, e não é apenas por causa do Henry hahaha' A história parece ser muito boa, tenho um amigo que assistiu e amou.

    Beijocas, amei amei o post.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kéziah Raiol, o filme é excepcional, maravilhoso, espero que você goste!

      Abraços!

      Excluir
  7. Minha nossa João, se já estava mega ansiosa para ver Homem de Aço, agora com todo este cartaz que vc fez, eu quero desesperadamente.
    Eu só assisti a uma das adaptações do Super Homem, nem lembro qual foi, pq na época eu era criança ainda.
    Já a serie Smallville, eu vi as primeiras 2 temporadas, depois acabei deixando de lado por falta de tempo, mas curtia muito a história do Clark nessa versão, até tinha toda a trilha sonora da série, pq achava demais.
    Nesta versão super inovadora do Homem de Aço, eu simplesmente surtei com o trailer.
    Achei a pegada deles bem bacana e a história de eliminar a cueca por cima da calça, foi divina. Já estava na hora de renovar neh?
    Agora nossa herói tá bem melhor, super apresentável e com uma roupa à altura.
    Eu adoro os filmes da Marvel, mas sinceramente, não curti muito Os Vingadores, achei bem fraquinho, por tudo que eles disseram... Muitas promessas e o filme nem era tanto assim, curti mais O Homem Aranha...
    Pois bem, essa semana não conseguirei ver o filme, mas acho q na próxima eu vou estar no cinema com toda certeza pra ver esse gostoso, ops, esse ator maravilhoso na pele do nosso herói mais que aclamado.
    Adorei o post, tava longo sim, mas valeu a pena ler, pelo conteúdo bom! Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gilciany Viana!

      Smallville eu também vi apenas as 2 primeiras temporadas, mas no meu caso foi porque logo que iniciou a terceira eu percebi que desandou a coisa, e de certo modo não conseguia assistir mais a série, desgostei total mesmo.

      A primeira vez que vi o trailer fiquei todo arrepiado, assistindo ao filme fiquei mais ainda! Divino! É, finalmente ensinaram Kal-El como usar a cueca corretamente, rsrs, na verdade nas HQ's recentes o Super sofreu essa mudança no visual, mas precisamente a cueca sumiu nas HQ's "Novos 52", reboot que a DC está fazendo na sua leva de heróis, e o filme aproveitou isso, assim como os games aproveitaram também.

      Eu até gostei dos Vingadores, mas assim ... foi mais pela reunião dos heróis do que pelo filme em si, esperava bem mais também, e na parte do Hulk, um dos meus preferidos da Marvel, onde eu pensei "agora vai!", simplesmente não foi, rsrs, cena durou uns 5 segundos, enfim, prefiro os filmes solo deles, melhor coisa dos Vingadores foi o Coulson.

      Espero que você curta bastante o filme do Super, abraços!

      Excluir
  8. Vim agradecer a visita que a Solange fez ao meu blog =) Obrigada pelo apoio e atenção \o/

    Leituras, vida e paixões!!!

    p.s. João parabéns pelo belo post recheado de boas informações =) sempre gostei do Superman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aline Coelho, espero que você goste do filme.

      Abraços!

      Excluir
  9. Eu vou assistir domingo não tem como não resistir.... eu adorooo superman, homem de aço... o que eles chamam de melhor... acho muito legal... o seu post fi super recheado e interessante.

    Não se vocês gostam de selinhos, mas tem um lá no blog caso se interessem em fazer. Versatile Blogger. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/2013/07/tag-6-name-book-selinho-versatile.html

    ResponderExcluir
  10. Eu estou ansiosa para ver!! amooooo superman.
    vi o trailer, e minhas expectativas estão altas.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Christopher Reeve sempre será meu Superman.
    Mas o Henry Cavill também é bom demais de se ver! heehehe
    Ansiosa pelo filme!

    Bjks

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.