01 junho 2013

{Convite à Leitura} Renato Russo de A a Z (Simone Assad)



Olá blogueiros,

Hoje o Convite à Leitura nos proporcionará a indicação de um livro sobre um, se não for o maior, cantor de rock brasileiro, o Renato Russo. Como fã chega a ser clichê tecer elogios sobre a obra, mas criticamente reafirmo se tratar de um bom livro, pois este nos evidencia abordagens culturais, filosóficas e profundamente íntimas.



Concebido pela escritora Simone Assad, temos uma coletânea de reportagens e entrevistas de Renato Russo, organizado em 453 verbetes, que faz uma "cronologia de A a Z" de sua vida desde antes do Aborto Elétrico, seus pensamentos sobre amor, espiritualidade, drogas, sua visão política como cidadão, entre outras coisas, com um pouco de contradição humana, livro leve, e bastante informativo, e refletir sobre o ponto de vista dessa grande alma que foi Renato Russo sobre diversos temas é incrível.



Autor: Simone Assad
Editora: Letra Livre
Págs: 305

Sinopse: Simone Assad oferece um raio-x de um dos maiores poetas do rock nacional de todos os tempos organizado em 453 verbetes. Através de pesquisa em entrevistas, reportagens, artigos, livros, especiais de rádio, TV e internet, você irá conhecer os pensamentos do inesquecível Renato Russo.



Imagino que todos os fãs do rock nacional ao lerem as primeiras páginas do livro Renato Russo de A a Z, sentirão como se eles próprios estivessem batendo um papo superinteressante com o poeta e cantor brasileiro. Abordado por entrevistas ao longo de 10 anos de sua carreira artística, o líder da lendária banda brasiliense assim chamada Legião Urbana, Renato Manfredine Junior, ou melhor, Renato Russo! Revela de modo espontâneo e categórico tudo que pensa e aprendeu com suas experiências.

O artista comenta no livro sobre fases da sua vida, onde quando adolescente, teve que passar 2 anos em uma cadeira de rodas, decorrência de uma doença que afetava a conjuntura dos seus ossos, e a sua passagem pelo Estados Unidos onde morou por 2 anos, quando ainda tinha apenas 12 anos, e também fala sobre punk rock e suas influências, e é lógico, sobre a história de amor e ódio com a cidade de Brasília . E é neste livro que ele revela seus problemas com drogas, bebidas e solidão, e onde ele também fala de sexualidade e sua procura pela espiritualidade.

Conseguimos observar nesse trabalho literal biográfico, coordenado por Simone Assad, como refletia o homem que seria considerado um messias, profeta ou guru da sua geração. Renato russo não foi mais um moço talentoso que morreu jovem, ou um artista que morreu com sua época. Ele se tornou maior. Suas músicas em conjunto com o guitarrista Dado Villa-Lobos, e o baixista Renato Rocha (Billi) e o baterista Marcelo Bonfá, companheiros de banda, embalam até hoje as rodas de violão, luais, e os romances mais verdadeiros. Em uma análise geral, o livro Renato Russo de A a Z é a melhor possibilidade para os fãs obterem um contato mais intimo com o seu ídolo já falecido fisicamente, e conhecerem de verdade a história de um compositor e músico de uma intelectualidade incrível e uma sensibilidade suprema.



 

8 comentários:

  1. meu deus , eu adoro legião urbana, principalmente Renato Russo
    vou logo compra este livro obrigado pela dica
    livroseoutrosamores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a dica de leitura :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei flor, mais não é muito o meu estilo..

    beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe-se que seu estilo é chato.

      Excluir
  4. Puxa que legal, adoro Legião creio que vou adorar ler.

    ResponderExcluir
  5. Esse eu vou comprar na primeira oportunidade. Não sou vidrada na banda, mas gosto muito do que o Renato Russo representou como líder de uma geração...

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou fãzona da banda, mas gostava muito dele e adorava sua voz. Uma tristeza que tenha partido tão cedo. Uma ótima resenha e dica anotada.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não curto biografias, apesar de a vida de Renato Russo parecer ser bem interessante.
    Além disso, a música dele é maravilhosa...

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.