05 abril 2013

{Gastronomia ou Literatura} Mil Dias em Veneza (Marlena de Blasi)



Olá pessoas tudo bem?

Esse mês comecei a ler um livro maravilhoso que meu Love me deu, o nome é "Mil Dias em Veneza", esse foi um dos presentes que ganhei que mais adorei, pois me identifiquei demais com os gostos da personagem.

É uma história de amor verídica onde Marlena é a protagonista, durante uma visita a Veneza, ela recebe um telefonema de um homem que deseja muito conhecê-la , porem ela deixa claro que não pode encontrá-lo, tempos depois ela volta para a cidade e conhece o homem que se chama Fernando, mas em várias partes do livro ela o chama de "o estranho" e ele diz a ela que a amou desde a primeira vez que a viu e assim tem inicio uma bonita e interessante história de amor e renúncia. Esse amor faz com que Marlena largue tudo que tinha , família, emprego , conforto, casa, para viver num país novo com o "estranho" que conhece a tão pouco tempo.






É uma delicia de leitura, um romance da vida real que não acaba com o término das paginas. Mas vocês devem estar se perguntando: "Cadê a gastronomia?" Bom, um detalhe interessante é que Marlena é chefe e critica gastronômica, então ao decorrer da historia ela traz vários pratos deliciosos, enquanto lia meu estômago clamava por atenção, rsrs. E ao final do livro tem uma seleção de várias receitas onde Marlena retrata as sensações ao fazê-las e traz as receitas tudo bem explicadinho, fato esse que eu amei!

Olhando as receitas, fiquei em dúvida de qual a mais interessante para se fazer primeiro, já que quero fazer todas e qual trazer para vocês, até que encontrei uma bem inusitada e que combina perfeitamente com o clima que está fazendo aqui onde moro ultimamente. Estou falando do "Sgroppino" um drinque tradicional de Veneto, Itália. Segundo pesquisas, é consumido desde o século IV como um aperitivo para limpar a garganta entre o primeiro e o segundo prato, já que as refeições dos italianos costumavam durar horas. Antigamente podia ser acrescentado café a mistura dependendo do gosto de cada um, serve como digestivo e é ótimo para refrescar o paladar.

E vamos a receita!:


Sgroppino



Ingredientes

250 ml de sorvete ou sorbet de limão siciliano;
4 a 6 pedras de gelo;
120 ml de vodka; 
1 xícara de vinho do tipo espumante; 
Raspas de limão siciliano. 

Modo de preparo

Ponha o sorvete ou sorbet no liquidificador, o gelo, a vodka e o espumante, e bata até ficar grosso, cremoso e quase sólido. Ponha dentro de uma taça e decore com raspas de limão.


Marlena diz que aprendeu a amar essa mistura inusitada e refrescante quando vivia em Veneto, segundo ela, é leve e desce tão bem que quem está bebendo se sente quase um nobre. Ela diz que preparava nos momentos em que se sentia deprimida e sozinha. 

Bom gente, eu fiz e adorei, é leve e refrescante; o sorbet é o sorvete sem leite, confesso que não sei se usei de limão siciliano, mas ficou delicioso, aprovadissimo. Achei tão gostoso que já fiz com sorvete de abacaxi e de maracujá. Fica lindo, uma sobremesa super chique. 

Agora é com vocês, leiam o livro e se apaixonem por essa cidade, e se aventurem nesse mundo de romance e gastronomia. 

Boa leitura e bom apetite!


13 comentários:

  1. receita no final me dando agua na boca shuasahuhu aiai
    menina que legal esse livro olha, nao conhecia ele

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro *-*
    Doida pra fazer essa receita, mas ainda não tive como fazer hahaha :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois dê um jeitinho e faça é delicioso

      Excluir
    2. pois arranje um tempinho e faça vc vai amar

      Excluir
  3. Do jeito que sou cachaceira, vou arrumar um jeitnho para fazer esse drink. Fiquei curiosa... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a dica,já tinha visto o livro e sou louca pela Toscana.

    Mas nunca comprei,depois da sua resenha vou fazê-lo com toda certeza e experimentar todas as receitinhas... livro delicioso de se ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bárbara eu já estive diversas vezes com esse livro na mão e não comprei. Legal a sua dica e como você engloba o tema Gastronomia e literatura vou te dar a dica da série Hannah Swensen Mysteries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah vou procura sim, adoro livros que tenham esse toque de gastronomia!

      Excluir
  6. Nossa! Adorei o post, ficou delicioso de ler e claro que me deu muita vontade de provar o Sgroppino... kkkk
    Dica anotada, já coloquei na minha listinha de livros desejados.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hummmm amei hehe
    Vou copiar a receita e tb quero ler este livro..
    Ótima resenha, e mesmo sem ler já deu água na boca ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Mesclar a resenha com uma receita ficou show. Dica anotada, dos dois: do livro e do drink, rsrsrs. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.