25 março 2013

{Resenha} Terra Fria (North Country)




Oi Oi Gente!
Tudo bem por aqui?
Depois de um tempinho sem aparecer, a mocinha aqui reapareceu, primeiramente quero pedir desculpas por tanto tempo sem postar nada, estou em fim de período na universidade e sinceramente tá uma droga .-.
Vários seminários para apresentar e relatórios para entregar... Mas é assim mesmo, o jeito é sobreviver. 

Esse filme que vou resenhar hoje, na verdade é bem antiguinho, assisti em uma aula na universidade e resolvi alugar para fazer a resenha, porque esse filme é do tipo que agrada praticamente todo mundo.
Sem mais delongas, vamos à resenha.




Direção: Niki Caro
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Distribuidora: Warner Bros
Orçamento: US$ 35 milhões
Estréia: 24 de Fevereiro de 2006

Sinopse: Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.





O início do filme já retrata algo bem polêmico para a época (o filme se passa em 1989), uma mulher que apanha do marido e resolve voltar a morar com os pais na cidade onde nasceu. Mãe de dois filhos e separada, vira o alvo de comentários maldosos na pequena cidade. Sem saber como vai conseguir sustentar os filhos e comprar uma casa para eles, a única solução que encontra é fazer parte do seleto grupo de mulheres que trabalha nas minas de ferro. A nossa protagonista começa o filme já sofrendo preconceito do próprio pai, o que é revoltante. Mesmo sem o apoio do pai, ela resolve ir trabalhar nas minas, não tem medo do trabalho, pois para ela o mais importante é o sentimento que tem de liberdade, de controle sobre a própria vida, que ela tem quando começa a sustentar a si mesma e seus filhos.

Porém o preço para essa liberdade é bem alto, pois ela precisa conviver calada com todo tipo de assédio possível, pois os homens das minas se sentem ameaçados com a presença delas, para eles as mulheres estão ocupando uma posição de trabalho que deveria ser somente dos homens. Ela suporta tudo até certo ponto, mas chega um determinado momento em que ela resolve enfrentar a todos sozinha numa luta na justiça, em busca de direitos para ela e as outras mulheres da mina.


O filme é bastante sofrido, revoltante e emocionante. É baseado em uma história verídica, que graças a essa força de vontade e coragem de uma mulher, hoje temos politicas públicas que protegem as mulheres do assédio sexual. Apesar de ser um filme bem dramático, ele tem lá seus (poucos é claro) momentos de felicidade. A atuação da atriz Charlize Theron é incrivelmente boa, afinal de contas não basta apenas um bom enredo se não tiver um bom ator ou atriz, e nesse caso nós temos um bom enredo e uma excelente atriz, ela consegue ir de sorrisos à lágrimas com uma facilidade enorme, e conseguiu implantar a força e a coragem que a personagem pedia.


As atuações secundárias não ficam atrás, o ator Richard Jenkis que faz o pai da Josy, tem uma atuação excelente também, assim como a atriz Sissy Spacek que faz a mãe de Josy e o ator Woody Harelson que faz o advogado que a defende no caso.

Terra Fria é o tipo de filme que você assiste e acaba entendendo um pouco do sofrimento e da luta que muitas mulheres tiveram para poder termos o respeito que temos hoje, e nos faz perceber também que apesar das mulheres já terem conquistado muita coisa, ainda há muito para ser conquistado, mas agora é uma luta mais interior, mas de cada mulher por si só, do que uma luta de classe.



Enfim eu realmente recomendo muito o filme, é triste, penoso, mas vale muito a pena assistir.



Alguém já assistiu esse filme? O que achou? Deixem a opinião de vocês.
Beijos



14 comentários:

  1. parece ser um filme bem legal. curti viu, eu nem conhecia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice.
      O filme é realmente bem legal, apesar de triste tem ums história bem interessante.

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu chorei horrores quando vi esse filme. O sofrimento da personagem, o fato dela ter que reviver vários momentos horrosos de sua vida. Mas vale muito a pena, parque as pessoas possam perceber que a ignorância é algo que não muda com o passar do tempo. O que sinceramente, é uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elimar.
      Concordo com você, o filme mostra um pouco do quanto muita gente sofreu para termos as leis que temos hoje, mas muita gente ainda não dá valor o suficiente.
      É impossivel não se emocionar.

      Beijos!

      Excluir
  3. Esse filme eu j[a vi há algum tempo e ele é bem psicológico. Não é um grande filme , mas tem uma boa autação da Charlize Theron, que vem crescendo em suas atuações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica.
      Vi esse filme na Universidade no dia internacional da Mulher numa aula de sociantropologia, a atuação dela é muito boa, porque o papel que ela faz não é lá muito fácil.

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu já assisti este filme e ele é bem interessante e bem envolvente. Realmente vale a pena.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia.
      De fato o filme é muito envolvente e emocionante.

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu já tinha visto o trailer desse filme, e não tenho vontade de ver..
    beijos mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Bom eu não sei o motivo que te faz não ter vontade de assistir esse filme, mas fora ter um conteúdo histórico bem legal, a história dele é emocionante, acredito que se você der alguma chance não irá se arrepender.

      Beijos!

      Excluir
  6. Hummmm. sinopse e resenha interessantes. Eu to numa fase que nada que me faça chorar eu to lendo ou vendo. Porém, a dica ficará anotada. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eykler.
      Assim que essa sua fase passar, arranja um tempinho pra ver o filme, e depois me diz aqui se gostou.

      Beijos!

      Excluir
  7. Não vi o filme mas a temática parece ser muito boa,dica imperdível.. vou procurar na locadora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biazinha!
      Eu espero que você assista e que goste. Depois volta aqui e me diz o que achou.

      Beijos!

      Excluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.