08 fevereiro 2013

{Resenha} Valente - Oscar 2013


Olá pessoal,
Mais uma resenha do Desafio Oscar 2013, hoje trago-lhes "Valente", uma animação maravilhosa da Pixar!
Espero que vocês gostem e comentem o que acharam ou o que esperam do filme.
Vamos à ele...



Título Original : Brave
Título Nacional : Valente
Direção : Mark Andrews e Brenda Chapman
Elenco de Dublagem : Kelly Macdonald, Billy Connolly, Emma Thompson, Julie Walters, Robbie Coltrane, Kevin McKidd, Craig Ferguson
Gênero : Animação/Aventura
Duração : 93 min.
Distribuição : Walt Disney Pictures
Orçamento : US$ 185 milhões
País : Estados Unidos da América
Ano de Lançamento : 2012
Estréia no Brasil : 20/07/2012


Sinopse
"Desde os tempos mais primórdios, histórias de batalhas épicas e lendas místicas têm passado através das gerações em todos os cantos da Escócia. Em "Valente", um novo conto junta-se ao folclore quando a corajosa Merida confronta a tradição, o destino e as mais ferozes bestas.
Merida é uma arqueira habilidosa e a impetuosa flha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a conquistar seu próprio caminho na vida, Merida desafia um antigo costume sagrado, o que acaba despertando a raiva dos senhores daquela terra: o pesado Lorde MacGuffin, o carrancudo Lorde Macintosh e o briguento Lorde Dingwall.
As ações de Merida inadvertidamente liberam o caos e a fúria no reino, e quando ela pede ajuda para uma antiga Bruxa, ela acaba desejando algo infeliz. Essas ações impensadas da protagonista acarretam em um grande perigo para o reino e para a família dela. Agora forçada, Merida terá de descobrir o significado da verdadeira bravura para que ela possa desfazer as burrices antes que seja tarde demais."



Dirigido por Mark Andrews ("Carros", "John Carter - Entre Dois Mundos") e Brenda Chapman ("A Fuga das Galinhas"), e produzido por Katherine Sarafian ("Os Incríveis") nos estúdios da Pixar Animation Studios, "Valente" é uma animação carismática, envolvente, divertida e cheia de aventuras.

No elenco de dublagem temos  Kelly Macdonald (da série "Boardwalk Empire", "Anna Karenina", "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 ") como Merida, Billy Connolly ("O Último Samurai ", "Desventuras em Série ") como Fergus, Emma Thompson (que já faturou Oscar de Melhor Atriz em 1993 com o filme "Retorno a Howards End") como Elinor, Julie Walters (a Molly Weasley dos filmes do "Harry Potter") como a Bruxa, Robbie Coltrane (o Rubeus Hagrid dos filmes do "Harry Potter") como o Lord Dingwall, Kevin McKidd (o Dr. Owen Hunt de "Grey's Anatomy") como o Lord MacGuffin e Craig Ferguson ("O Barato de Grace") como o Lord Macintosh.

O filme se inicia com a protagonista Merida brincando de se esconder com sua mãe Elinor, no dia de seu aniversário, logo depois, seu pai Fergus chega com seu presente, um arco. A garotinha fica encantada com o objeto, um sorriso brotou em minha face só de ver o rostinho de felicidade e satisfação da princesinha ao ganhar seu arco, achei linda a cena.


Após isso, seu pai vai dando dicas a pequenina de como manusear corretamente seu arco, ela erra feio a tentativa de acertar o alvo e ao ir buscar a flecha na floresta, ela se depara com uma luz mágica, e seguindo as luzes ela corre para contar o que viu aos pais. A mãe fala que essas luzes a guiam para o seu destino, quando de repente surge um urso gigante, Mor'du, enquanto seu pai e outros guerreiros lutam contra o urso, Merida e sua mãe fogem para se proteger.


Após um salto temporal, começamos a acompanhar Merida já mocinha e agora com 3 irmãozinhos gêmeos, Hamish, Hubert e Harris, uns pestinhas.


O destino de Merida já está traçado pela sua mãe que a ensina todos os dias como ser uma verdadeira princesa. O que é um tédio para Merida, tudo que ela quer é liberdade, galopar pelas florestas, se aventurar pelas montanhas, e principalmente fazer o que ela mais gosta, arco e flechas!


Eis que sua mãe lhe informa que os Lordes estão vindo apresentar os filhos como pretendentes para se casar com Merida. É aí que a confusão começa. Depois de uma breve discussão, Elinor começa contar uma história antiga sobre o reino (essa história tem uma relevância do meio para o fim do filme).

Tem uma parte no filme em que as duas expressam seus lados, achei fantástica, e provando que um bom diálogo é a base de tudo.

Na disputa pela mão de Merida, ela para desafiar sua mãe, resolve ela mesma disputar sua própria mão, o que gera espanto entre todos e a revolta de sua mãe.


Mais uma discussão estava gerada, dessa vez pra valer! As duas brigam feio, passando dos limites, terminando com Merida aos prantos e a mãe arrependida. Mais uma lição que é mostrada aqui, nunca faça nada de cabeça quente (todo mundo sabe, mas quase ninguém segue esse conselho). Na floresta, Merida encontra novamente as luzes mágicas, que a guiam até à casa de uma velha bruxa, onde ela resolve encomendar um feitiço que mudasse seu destino e a mãe dela, mal sabia ela que...

Bom, se eu continuar nesse ritmo, ao invés de resenha, vamos ter um resumo, rsrs!



Bem, o que dizer sobre o filme, ... AMEI !!!

Ele tem um visual espetacular, a floresta, que coisa linda, detalhes incríveis, característicos da Pixar. Achei muito divertido, gostei de todos os personagens, vi alguns comentários pela internet de que os personagens não são carismáticos, acho isso um absurdo, até a bruxa é carismática! A cena do comecinho com a Merida ganhando o arco do pai, uma princesa que poderia ter qualquer coisa de presente, e aquele simples arco foi como o paraíso pra ela, mais uma lição que se leva desse filme, dar valor as coisas simples da vida.

Outro ponto muito positivo do filme é a mensagem principal, muitas vezes hoje em dia, os pais já traçam o futuro dos filhos antes mesmo deles nascerem, vai ser isso, vai ser aquilo, e nem param pra pensar, será que meu filho é feliz assim? Ou ao menos ter uma conversa com eles, e mesmo quando tentam conversar, parece que se forma uma parede entre eles, e um não consegue enxergar o ponto de vista do outro, é nessa tecla que o filme bate, quando uma se coloca no lugar da outra, elas conseguem compreender o motivo por trás daquelas atitudes.


Um ponto bem interessante, a Disney que moldou seu jeito de contar histórias de princesas e contos de fadas, nesse filme , ela destrói todo o padrão de histórias que ela própria criou, chega de princesa que sonha com o príncipe encantado, aqui o príncipe de Merida é a liberdade!

Vi pessoas na internet que acharam o filme fraco, um urso ser o vilão? Gente, pelo amor de Deus, vamos aprender a olhar mais à fundo, ir além da parte visual e interpretar os fatos, o filme não tem vilão físico, o vilão do filme é a falta de diálogo e compreensão entre pais e filhos. Também vi outros comentários falando que o filme não é do nível da Pixar, absurdo isso, o filme é tão lindo e tão bom quanto qualquer um filme da empresa, tanto na parte visual quanto na mensagem deixada, o problema é que o pessoal parece que ficou mal acostumado com os filmes clássicos do estúdio, como por exemplo "Up - Altas Aventuras", "Toy Story", "Wall-E", e ao invés de apreciar o novo filme, ficam tentando achar pedaços desses filmes citados dentro do novo, resultado, perdem um filmaço, e botam defeito em tudo! (Desculpem-me pelo momento indignação, tá pessoal).



Algumas curiosidades sobre o filme

"Valente é a 13° animação realizada pela Pixar Animation Studios."

"É a 1° animação da Pixar em que a protagonista é uma mulher."

"Os créditos finais do filme incluem uma homenagem especial ao co-fundador da Pixar, Steve Jobs, que morreu em 2011."  

"Foi considerado pelos críticos, um dos filmes mais sombrios e maduros, quando comparado às outras produções já feitas pela Pixar."


Bom, é isso, amei o filme, achei perfeito, a mensagem que fica se encaixa muito bem nos dias de hoje, onde ninguém escuta ninguém. Se esperam uma animação típica, onde se ganha o espectador com um monte de coisas vindo em sua direção (3D no caso), ou com os personagens em aventuras malucas, pulando igual bolinha de ping-pong (nada contra), tirem o cavalinho da chuva! Valente é quase um drama animado, aliado a aventuras, sonhos, magia e aprendizado, junto a muita diversão e fofura, impossível não achar a protagonista uma fofa!

5 estrelas tranquilo e merecidas, é aquele típico filme que você quer ter em casa para rever nas horas de lazer, não enjoa, pode assistir umas 10 vezes seguidas, que vai querer ver mais uma vez (pelo menos pra mim), e leve adiante a mensagem do filme, siga seu destino, não desista daquilo que você quer por imposição de ninguém ou para satisfazer alguém, isso não vai te trazer felicidade.

Espero que gostem da resenha e do excelente filme, até a próxima!

Nota:

18 comentários:

  1. Oi Oi Rozaniel.
    Caramba ameii demais tua resenha, tô muitoo afim de ver esse filme, mas por aqui ainda nao encontrei, e sou muito ruim com baixar filme no computador nunca encontro ums ite digno .-.
    Desde que foi lançado eu fiquei com aquela vontade de vê-lo mais depois da tua resenha, vou fazer isso o mais rápido possivel.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luna,

      Obrigado, espero que você goste do filme, é lindo demais!

      Olha, a melhor opção pra você baixar filmes da net é através de Torrents, é rápido e prático, descarrego uns 50 GB em média por mês aqui, qualquer coisa se você tiver dificuldades em achar o que você quer, me procura no facebook que eu te ajudo.

      Abraços!

      Excluir
  2. A cada dia me surpreendo com o avanço tecnológico que temos :D
    Acho a resolução do filme perfeita... muito boa!
    Nunca assisti o filme, mas parece ser legal :D
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é MUITO legal, me diverti muito!
    Assim que vi, fiquei encantada com a fotografia do filme, nossa, é incrível! Queria ter ido ver no cinema. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das minhas animações preferidas, assisti a primeira vez com minha filhinha e foi incrível, acabei assistindo mais umas três vezes e sempre choro, adoro a emoção que o filme me trás.
    Parabéns pela resenha, adorei.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane,

      Obrigado, Valente é incrível mesmo, virou uma das minhas preferidas também.

      Abraço!

      Excluir
  5. Adoro animações mas ainda nao consegui assistir Valente. Pelas cenas que voce escolheu, acho que o filme eh bem cheio de aventuras e foi muito bem produzido. Acho que vai valer a pena dar uma conferida.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nil,

      Muitíssimo bem produzido, se você puder assista em Blu-ray, é quase um 3D sem óculos!

      Abraço!

      Excluir
  6. AAAAAAAAAAAAAA
    QUE RESENHA ENORME!
    AMEI AMEI AMEI, seu blog :)

    Já estou te seguindo viu...
    Dá uma passadinha no Apanhador'' HAHAH
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Me ligo pouco em filmes, mas sempre que me indicam vou assistir ou espero e depois baixo.
    Só queria dizer que sua resenha ficou Show!E qdo assistir eu volto pra comentar. rs
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia,

      Obrigado, espero que você goste do filme.

      Abraço!

      Excluir
  8. Não sou muito fã de filmes de desenho, acho que os únicos que eu assisti foram os da Era do gelo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei! já assisti Valente! parabéns pelo blog é lindo...
    siga e comente : http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso assistir esse filme urgente!! Meu namorado não curte muito animação, mas eu sou apaixonada. As vezes ele acaba cedendo, e no final sempre gosta!! O difícil é convencer ele dentro da locadora...rsrs...amei sua resenha!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é uma graça. =)
    E aqui...
    Você poderia tirar essa explosão de corações do blog?
    Sei que ninguém fala, mas é muito incômodo e deixa a página MUITO lenta! Além de atrapalhar a leitura.
    Sei que é "bonitinho", mas não é nada prático! :/
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Não tem o que comentar sobre os filmes da Pixar. São sempre histórias comoventes, engraçadas e muito bem produzidas.
    Também adorei o filme.
    Parabéns pela resenha.

    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha!!
    Acredita que ainda não assisti esse filme?? Mas quero muito!!
    Assim que começar minhas visitas à locadora vu alugar com certeza!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esta garota de cabelos de fogo é um show! Decidida foi à luta pelo que acreditava. Adorei o filme!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.