03 fevereiro 2013

{Resenha} Argo - Oscar 2013


Olá pessoal,
Primeira resenha do Desafio Oscar 2013, trago-lhes de cara um filmaço, "Argo"! 
Espero que gostem, quem já assistiu comentem o que acharam e quem ainda não, comentem o que esperam do filme. 
Vamos à obra...



Título Original : Argo
Título Nacional : Argo
Direção : Ben Affleck
Elenco : Ben Affleck, Bryan Cranston, Alan Arkin, John Goodman, Victor Garber, Kyle Chandler, Clea DuVall, Tate Donovan
Gênero : Drama/Thriller/Fato Histórico
Duração : 120 min.
Distribuição : Warner Bros.
Orçamento : US$ 44.5 milhões
País : Estados Unidos da América
Ano de Lançamento : 2012
Estréia no Brasil : 09/11/2012


Sinopse
"Em 4 de novembro de 1979, enquanto a revolução iraniana atinge seu ápice, militantes atacam a embaixada dos EUA e tomam 52 americanos como reféns. Mas em meio ao caos, seis pessoas conseguem escapar e se refugiam na casa do embaixador canadense. Sabendo que é apenas questão de tempo até serem encontrados e mortos, o especialista da CIA em “exfiltração”, Tony Mendez (Ben Affleck), arquiteta um arriscado plano para colocá-los com segurança para fora do país."



Dirigido, estrelado e produzido por Ben Affleck (Gênio Indomável, Atração Perigosa) em parceria com o ator George Clooney e o produtor Grant Heslov, "Argo" é um drama/thriller baseado em fatos reais e históricos de tirar o fôlego! Uma história completamente surreal, que foi real e que te prende do começo ao fim, incrível.
Completando o elenco temos nada mais, nada menos que Bryan Cranston da série "Breaking Bad", Alan Arkin que faturou um Oscar por "Pequena Miss Sunshine" em 2007, John Goodman da antiga e premiada sitcom "Roseanne" e dublador do Sully de "Monstros S.A.", Victor Garber de "Titanic" e da série "Alias", Tate Donovan da série "Damages", Kyle Chandler (Super 8) e Clea DuVall da antiga série "Carnivale".

O filme se inicia com uma narrativa dos fatos da época, relatando os acontecimentos políticos que ocasionaram a história mostrada no filme. O Irã, antigo Império Persa, era comandado pelos "Xás", um desses Xás era Reza Pahlavi, que apoiado pelo governo americano e britânico, oprimiu o povo iraniano durante seu reinado, que durou até 1979, onde o povo com a Revolução Iraniana destronou o Xá, e o Aiatolá Ruhollah Khomeini assumiu o poder. O antigo Xá com câncer, recebeu auxilo nos Estados Unidos, e o povo iraniano tomou conta das ruas exigindo que o Xá retornasse ao Irã, para julgamento e enforcamento.



Durante as manifestações, os militantes invadem a embaixada dos Estados Unidos no Irã e fazem de reféns 52 americanos, 6 escapam e se refugiam na embaixada canadense, e é em torno desses 6 que o filme tem seu foco. A CIA está planejando algo para resgatar esses 6 refugiados, e aí entra em cena o personagem do Ben Affleck, em uma conversa por telefone com seu filho e assistindo "Planeta dos Macacos", ele tem a idéia de rodar um filme falso de ficção científica aos moldes de "Star Trek" e "Star Wars" no Irã, e com isso tentar resgatar os refugiados.

A partir daí vamos acompanhando o desenrolar do desenvolvimento do filme falso bancado pela CIA. Tony Mendez (Ben Affleck) escolhe o nome de "Argo" para o filme. Para dar certo tudo tinha que ser perfeito, e pensaram em tudo: identidades falsas de integrantes de equipe de filmagem para os refugiados, passaportes, alvará do Ministério da Cultura, atores contratados de faixada, escritório para o filme, diretor, produtor, chamaram até o maquiador ganhador de Oscar com o filme "Planeta dos Macacos" em 1968, divulgação, roteiro, storyboards, apoio de executivos de Hollywood, tudo perfeitinho como se fosse um filme de verdade mesmo. Foi tudo tão perfeito, que em uma semana o "Flash Star Gordon Wars" com direito a Chewbacca azul, estava em tudo que era jornal e noticiários.




Tudo pronto, Tony começa sua farsa para chegar até os refugiados e continuar com o plano elaborado. Eis que um dia antes, o governo resolve cancelar o plano do filme, ele não conta aos refugiados e resolve seguir o plano, no dia seguinte com um telefonema avisa ao departamento que o plano vai acontecer, aí começa uma correria por parte da CIA para ele não se ferrar.

O plano em ação é o ponto alto do filme, a aflição toma conta, as vezes parece que o coração vai pular pela boca, tem momentos que não dá nem para respirar direito, uma das coisas que gostei foi que o desfecho não é a lá Fórmula 1 como em alguns filmes, vai quase metade do longa, e em nenhum momento é cansativo. Ben Affleck dá um show na direção do filme, e também em sua atuação, a trilha sonora do filme é ótima (quem curte Rock Clássico vai gostar mais ainda), cenas bem elaboradas e muito bem dirigidas, atores de parabéns, todos atuaram muito bem, o filme se concentra mais na trinca Ben, Arkin e Goodman, mais todos tem seus momentos e diga-se de passagem, ótimos momentos, embora eu quisesse mais cenas com o Bryan Cranston. Fotografia ótima, e pessoal, que roteiro! Sensacional, maravilhoso!




É o 1° filme que assisto dos indicados desse ano, mas sinceramente, o Oscar está de brincadeira em não indicar o Ben para melhor diretor. Que filmaço, filmão! 5 estrelas tranquilo, sem dó nem piedade, merece 10, 20, só não dou porque a nota vai até 5.
Ah, pessoal, comecinho dos créditos finais tem uma coisa muito interessante, registros reais do pessoal na época provando a veracidade dos fatos, bem bacana.


Algumas curiosidades do filme

"O nome Argo se refere ao mito grego de "Jasão e o Velo de Ouro", e trata-se da embarcação que a deusa Atena ajudou a construir para que Jasão viajasse com os seus argonautas."

"Aiatolá significa "Sinais de Deus", vem da junção Ayat = Sinais + Allah = Deus, e é considerado o mais alto dignatário na hierarquia religiosa segundo as leis do Islã Xiita."

"3° filme na carreira do ator Ben Affleck como diretor, além de Argo, ele dirigiu "Medo da Verdade" em 2007 e "Atração Perigosa" em 2010."


Bom, é isso, me desculpem pelo post longo. Recomendo o filme a todos, além de ser um baita filmaço, é um fato histórico, ou seja, você vai adquirir conhecimento aliado a cultura e diversão.

Para finalizar farei igual ao pessoal no filme, "Argo F*ck Yourself! "

Nota:

 




13 comentários:

  1. Solange, gostei de ler o que vc escreveu, mas não deu vontade de assistir..ainda..
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, é tem certos filmes, que não vão com nossa cara mesmo. Mas quem faz a resenha foi o Rozaniel ^^
      bjs

      Excluir
  2. Adorei tudo que você escreveu *-* eu quero muito assistir, na verdade nem sabia muito sobre esse filme. Adorei.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kéziah,

      Obrigado, o filme é maravilhoso, espero que você goste.

      Abraço!

      Excluir
  3. Eu nem tenho o que dizer, né?!
    Foi o quinto filme do oscar que assisti, e sinceramente o que mais gostei da montagem, até agora.
    Chorei horrores com uma cena em especial.
    Amei muito esse filme!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Esse é aquele filme que vale muito a pena ter em casa, perfeito.

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Oi Rozaniel.
    Mais uma resenha ótima *-*
    Já tinha visto o trailer do filme, mas não vou muito com a história não. Porém tua resenha, tua empolgação gerou curiosidade *-*
    Vou arranjar um jeitinho de assistir.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luna,

      Obrigado, achei o filme incrível, espero que você goste.

      Abraço!

      Excluir
  5. Também não gostei muito da proposta do filme. Sua resenha está ótima.
    Gosto mais de filmes engraçados e paródias. Rsrsrsrsr'
    Beijos
    Obrigado por comentar no meu blog
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não me decidi se vou vê esse filme ou não.
    Estou com receio de acabar não gostando dele.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany,

      Se você gosta de drama e thriller, assista sem medo, pois vale a pena. Mas se esse não for seu estilo, acho que você não vai curtir muito.
      Mas Argo é tão bom, que acho meio impossível não gostar do filme!

      Abraço!

      Excluir
  7. Oi Rozaniel

    Nossa que resenha! Caprichou mesmo. Eu já estava curiosa para assistir o filme, porque alguns amigos me indicaram.
    Agora com certeza vou assistir.
    Parabéns, adorei as curiosidades a respeito do filme.

    abraços Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana,

      Obrigado, Argo é fantástico, tenho certeza que você vai gostar!

      Abraços!

      Excluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.