11 fevereiro 2013

{Resenha} Detona Ralph - Oscar 2013


Olá pessoal,
Mais uma resenha do Desafio Oscar 2013, e mais uma animação, dessa vez trago à vocês "Detona Ralph", um filme extremamente divertido, do 1° minuto até o último!
Espero que vocês gostem e comentem sobre o filme.
Que comece o game... ops, filme!



Título Original : Wreck-It Ralph
Título Nacional : Detona Ralph
Direção : Rich Moore
Elenco de Dublagem : John C. Reilly, Sarah Silverman, Jack McBrayer, Jane Lynch, Alan Tudyk
Gênero : Animação/Aventura
Duração : 108 min.
Distribuição : Walt Disney Pictures
Orçamento : US$ 165 milhões
País : Estados Unidos da América
Ano de Lançamento : 2012
Estréia no Brasil : 04/01/2013


Sinopse
"Ralph é um vilão de um jogo de fliperama, que cansou de fazer a mesma coisa sempre e quer mostrar para todos que pode ser uma boa pessoa. Para isso, ele infiltra-se em um jogo de tiro em primeira pessoa, apresentado pela Sargento Calhoun, com o objetivo de conquistar uma medalha e, consequentemente, o título de herói!"



Dirigido por Rich Moore ("Os Simpsons", "Futurama") e produzido por Clark Spencer ("Bolt - Supercão ", "Lilo & Stitch"), pelos estúdios da Walt Disney Animation Studios, "Detona Ralph" é uma animação super divertida, carismática, empolgante, cheia de aventuras e nostálgica para os gamers!

No elenco de dublagem estão John C. Reilly ("Chicago", "Magnólia") como Ralph, Sarah Silverman ("Quem Vai Ficar Com Mary?", "Escola de Rock") como Vanellope, Jack McBrayer (da série de TV "30 Rock") como Felix Jr., Jane Lynch (da série de TV "Glee") como a Sargento Calhoun e Alan Tudyk (da série de TV "Suburgatory") como o Rei Candy.

Iniciamos o filme conhecendo a vida de Ralph, antagonista do game "Conserta Felix Jr." que por 30 anos desempenhou seu trabalho de destruir coisas. Cansado de ser o vilão e excluído por todos, Ralph decide entrar em outro game para conseguir uma medalha de herói e provar que também pode ser um mocinho como o Felix Jr.


Ralph então entra no jogo "Missão de Herói", para conseguir a tão sonhada medalha, consegue, só que não acaba muito bem, ele acidentalmente pisa em um ovo de "inseborg" e acaba entrando em uma nave que o leva para outro jogo, "Corrida Doce". Lá ele conhece a "Glitch" Vanellope, que pega a medalha de Ralph pra ela.


Felix Jr. e a Sargento Calhoun do "Missão de Herói" seguem Ralph para trazê-lo de volta ao seu jogo, e acabarem com o "inseborg" fujão, antes que ele devore tudo na central de jogos. A partir daí vamos acompanhando as aventuras dos 4 nas terras do Rei Candy.



Detona Ralph é o filme mais divertido que assisti desde "Toy Story 3".

A história não é lá muito original, já vimos antes coisas parecidas, como por exemplo "Uma noite no Museu", onde os integrantes do museu ganham vida após o estabelecimento fechar, aqui são os personagens dos games, o diferencial em Detona Ralph é que eles estão vivos mesmo com o estabelecimento aberto, o que acontece quando fecha é que eles fazem o que querem dentro dos games, se divertem, saem para outros games pelos cabos de alimentação, é como uma empresa, quando o fliperama está aberto eles trabalham nos games, exercendo a função que lhes foram designidas dentro do jogo, e quando fecha, eles fazem o que querem, algo como visto em Toy Story, aliado a firma de monstros em Monstros S.A.

O pessoal que pegou a época dos games de Arcade nos fliperamas, logo de cara vai ter uma nostalgia imediata, e com certeza vai durar até o fim do filme, digo mais, até o final dos créditos do filme. Ao longo do filme vemos vários rostos conhecidos dos games, exemplos : Sonic e Dr. Robotnik (ou Eggman) do jogo Sonic, Ryu, Ken, Chun-Li, Cammy, Zangief e M. Bison do jogo Street Fighter, Pac-Man e Clyde do jogo Pac-Man, Noob Saibot e Kano do jogo Mortal Kombat, Neff do jogo Altered Beast, aparece também o Bowser de Super Mario Bros, assim como o cogumelo dos jogos do Mario, Q*Bert e seus inimigos do jogo Q*Bert, enfim, tem um monte de personagens da década de 80 e 90, nostalgia pura para o pessoal que fez parte da geração Arcade!


O filme é voltado para esse público, porém, mesmo que você não tenha jogado os games dessa época, ou não conheça nada sobre eles, pode assistir ao filme tranquilo, pois vai se divertir muito, claro, quem conhece esses games vai curtir mais o filme, mas nada que atrapalhe quem não foi um gamer arcade.

Detona Ralph fala sobre vários temas, exclusão, egoísmo, amizade, gostar de si mesmo, não rotular ninguém, achei isso muito bacana, eles falam sobre vários temas cotidianos com a camuflagem de um game, quantas vezes deixamos de fazer amizades por rotular as pessoas, ah ela parece ser chata, ah não sei o quê, e na verdade poderia ser uma pessoa muito bacana, que estava ali só esperando uma oportunidade para começar uma boa amizade, ou então muitas vezes acabamos excluindo pessoas do nosso convívio por serem diferentes de nós, não é mesmo? Muito bonita a mensagem que o filme deixa, a cada dia as animações estão ficando mais maduras, legal isso.



Algumas curiosidades sobre o filme

"O filme é inspirado no antigo jogo de arcade, "Donkey Kong", lançado em 1981. Traduzindo para os personagens do filme, Ralph é o Donkey Kong, e o Felix Jr. é o Mario na época em que se chamava "JumpMan"."

"O diretor Rich Moore teve a inspiração necessária para a personagem Vanellope von Schweetz ao ler o livro "The Bedwetter: Stories of Courage, Redemption and Pee", de Sarah Silverman. Posteriormente, ele convidou a própria autora para dublá-la na versão original."

"O código para destravar o cofre na Corrida Doce, "cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A", é o famoso "Código Konami"."

"Centipede é um jogo de videogame para arcade produzido pela Atari em 1980. O jogo foi criado por Ed Logg e Dona Bailey. O jogador tem o objetivo de abater um enxame de insetos, e completa o nível após eliminar a centopéia que vai descendo pela tela."

"Tapper (Root Beer Tapper) é um jogo de arcade de 1983 lançado pela Bally Midway. O objetivo do jogo é servir cerveja enquanto coleciona canecas e gorjetas."

"O nome do corredor da Corrida Doce, Menta Zaki é uma homenagem ao renomado animador japonês Hayao Miyazaki."

"O filme começa com o logo da Disney e com o Mickey em 8 bits, simulando os games de fliperama."

"As roupas dos moradores de Gentilândia, cidade onde vive Ralph e Felix Jr., foram inspiradas no Casamento Real de 2011, que era o assunto do momento enquanto o design desses personagens era desenvolvido."

"Detona Ralph quebrou recorde no número de personagens de um filme da Disney. O número de uma animação, em média, é de 40. Aqui aparecem nada menos que 188 personagens."

"Assim também como no número de cenários. Em uma animação há, em média, 25 cenários, enquanto que em Detona Ralph existem 70."

"Glitch é o termo usado para indicar uma falha num sistema. O termo é relativo a área de computação, sistemas de informação, eletrônica e muito comum entre adeptos de videogames. Sua ocorrência leva o programa, sistema ou equipamento a apresentar disfunções de rotina de programação de curta duração, por exemplo: o personagem atravessar algum objeto dentro do game, ou comum em games de futebol, quando o jogador passa por dentro da trave ou de outro jogador. Resumindo seria uma falha momentânea."


Gostei muito mesmo da animação, como disse anteriormente, desde Toy Story 3 eu não me divertia tanto, o visual do filme é lindo demais, personagens muito carismáticos, a cena do Felix Jr. todo apaixonadinho pela Calhoun, que coisinha fofa, a Vanellope que lindinha, o Ralph e sua força de vontade de mudar, o filme me comprou, trilha sonora perfeita, quase chorei no final, e ainda mais eu, que gosto bastante de games, rever alguns dinossauros do tempo de arcade então, foi diversão e nostalgia pura.



5 estrelas sem dúvidas, recomendo a todos, quem curte game, quem não curte também, assistam pois vale muito a pena. Para Oscar, no conjunto da obra, Valente ao meu ver é superior a Detona Ralph, mas é super merecida a indicação, filmaço!

Espero que tenham gostado da resenha, comentem aí o que acharam do filme, e até a próxima pessoal!

Nota:

9 comentários:

  1. Oie :)

    Nossas meus parabéns viu sua resenha foi a mais completa que eu já li até hoje , eu adorei Detona Ralph os personagens são encantadores principalmente a Vanellope :D beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro filmes do tipo e to com muita vontade de assistir! :D
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nahim...adorei sua dica. O filme parece ser bem legal mesmo e você fez uma super resenha. Já estou te seguindo aqui tbm.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme com meus filhos e amei... o antagonista querendo ser protagonista... os jogos antigos,da época em que eu era criança,toda a fofura do relacionamento de Ralph e Vanellope ,muito bonito mesmo,o fime diverte do início ao fim como diz muito bem sua ótima resenha...

    Adorei!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A minha filha quer assitir e eu to so enrolando pra levar, mas parece ser bem divetido..

    ResponderExcluir
  6. ahhh Infelizmente ainda não vi essa filme mas tenho muita vontade de ver!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti este filme mas parece ser bem legal! Gostei do nome e do primeiro banner que colocaste!
    Beijos
    Obrigado por comentar no meu blog e desculpe a demora para retribuir.
    Beijos
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o filme, me diverti muito com meus filhos.
    Bjs, Rose,

    ResponderExcluir
  9. adoro esse filme ele e demais eu e minha prima amamos

    ResponderExcluir

Olá, leitores e blogueiros.
Os comentários de vocês são muito bem-vindos.
Respondo a todos, deixe o link de seus blogs,
vou adorar visitar e comentar.

Bem vindos a Love Books.